Operation Porcupine 2021 (Porco-espinho) é um exercício anual que testa a capacidade dos diferentes esquadrões dentro do 31st Operations Group (31st OG) de trabalharem juntos, em missões de Combat-SAR (C-SAR). A edição desde ano foi realizada na Romênia, aproveitando a recente implantação dos MQ-9B Reaper junto ao 25th Attak Group (25th ATKG) na Base Aérea de Cumpia Turzii.
“A Operação Porcupine é um exercício conjunto que ocorre na Romênia este ano, envolvendo F-16s Fighting Falcons, HH-60 Pave Hawks e MQ-9B Reapers, bem como joint terminal attack controller americanos e romenos.”
1º Tenente da USAF Richard Bush, piloto do 56º Esquadrão de Resgate.
Operation Porcupine 2021 simulou um piloto de F-16 abatido. O 56th e o 57th Rescue Squadrons, 510th Fighter Squadron e o 606th Air Control Squadron trabalharam juntos para recuperar o piloto em um ambiente simulado de competição. Toda a operação foi monitorada por um MQ-9B do 25th ATKG, que auxiliou a verificar a segurança do local e checar a localização do piloto abatido. O cenário era de um pilotos que havia sido obrigado a ejetar e o objetivo era resgatar o piloto em território inimigo.
O piloto abatido trabalhou diligentemente para incorporar métodos de sobrevivência, evasão, resistência e fuga com a ajuda de um especialista do SERE, para escapar das forças opostas, ao mesmo tempo em que fazia contato com a equipe de resgate.
O 510th FS forneceu suporte aéreo durante o exercício com aeronaves F-16C, enquanto o 606th ACS forneceu comando e controle do solo. O 56th e o 57th RQS responderam em menos de uma hora, aos sinais do piloto abatido com seus helicópteros HH-60G Pave Hawk.
A equipe do 56th RQS pousou o Pave Hawk o mais próximo possível do piloto dando cobertura. Já o HH066G do 57th do RQS avançou e encontrou o piloto, que estava com o braço quebrado e com dores nas costas. Os socorristas identificaram o piloto caído, escoltaram-no até o helicóptero e trataram de seus ferimentos.
“Definitivamente surgiram algumas coisas que precisávamos trabalhar em tempo real, mas no geral eu consideraria isso um sucesso e, no ano que vem, imagino que será o mesmo”.
1º Tenente da USAF Richard Bush, piloto do 56º Esquadrão de Resgate.
Exercícios conjuntos como a Operação Porco-espinho garantem a prontidão de combate do 31th OG na condução e suporte de operações aéreas em todo o mundo, em especial de C-SAR.
Fonte: USAF
@CAS