A Rússia e a Belarus deverão criar um centro conjunto de treinamento de combate para as suas forças aéreas. Inicialmente uma unidade multinacional deverá ser instalada na região de Grodno, Belarus, anunciou o Ministério da Defesa (MOD) em 16 de março.
“Um centro de treinamento de combate conjunto para as forças aéreas deve ser instalado no território da República da Belarus. O centro será usado como a base para o treinamento conjunto de tripulações das aeronaves Su-30SM, treinamento de especialistas belorrussos na operação de sistemas de mísseis terra-ar russos, bem como realizar treinamento de combate em conjunto”, informou o MOD.
Com a implantação da nova unidade, a Belarus experimentará um considerável aprimoramento no nível de treinamento especializado da sua aviação de caça, além de fortalecer o componente unificado de defesa aérea com a Rússia.
Além da unidade de Grodno, outros dois centros conjuntos estão previstos para as regiões de Nizhny Novgorod e Kaliningrado, em território russo. Um dos centros conjuntos se concentrará no treinamento das forças terrestres, com ênfase na infantaria motorizada e unidades de carros de combate.
A Rússia e a Belarus também definiram pelo estabelecimento de um centro de treinamento militar na região de Kaliningrado, onde fica estacionada a Frota do Distrito Militar Ocidental do Báltico. Essa unidade permitirá o treinamento de unidades belorrussas nas instalações da infantaria da Marinha russa, e nos veículos blindados BTR-82A, que deverão equipar em breve as forças armadas belorrussas.
@FFO