Motor ucraniano para o ATAK 2. A Turquia confirmou que está procurando um motor de helicóptero fabricado na Ucrânia para o seu helicóptero de combate TAI 929 ATAK 2, que para muitos, é um concorrente direto das versões mais recentes do Boeing AH-64 Apache. A confirmação foi feita no dia 15 de março pelo Dr. Temel Kotil, Gerente Geral da Turkish Aerospace Industries (TAI). Motor ucraniano para o ATAK 2 será construído pela TAI, provavelmente sob licença. e devera ter 2500 cavalos de força A ucrânia tem muita tradição neste campo, em especial pela empresa Moor Sich.
O helicóptero está programado para realizar seu primeiro voo em 2023. Projetado como uma combinação do helicóptero antitanque T129 ATAK e do helicóptero utilitário T625, o ATAK 2 usará alguns subsistemas e componentes do T625, como transmissão, sistemas de rotor e trem de pouso, combinados com o know-how tecnológico, experiência operacional e conquistas obtidas através do Projeto de Helicóptero T129 ATAK – uma variante melhorada feita na Turquia a partir do Agusta A-129 Mangusta.
O helicóptero será da mesma classe do Boeing AH-64 Apache e do russo Mi-28NM Night Hunter. Terá um peso máximo de decolagem de 10 toneladas e carga útil de mais de 1.500 kg. O helicóptero deverá ser equipado com um canhão de 30 mm, armamento de mísseis da versão T129B ATAK porém com aviônicos mais modernos.