Airbus: MAGBOOM é instalado na JUICE. Engenheiros espaciais do centro de integração de satélites da Airbus em Friedrichshafen (Alemanha) anexaram o boom magnetômetro (MAGBOOM) à espaçonave JUICE (JUpiter ICy Moons Explorer) – uma sonda desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA – European Space Agency) que tem a Airbus Defence and Space como contratada principal.
O MAGBOOM carrega cinco sensores magneticamente sensíveis, que os mantêm afastado de quaisquer perturbações da espaçonave principal. Os sensores fazem parte do magnetômetro J-MAG e dos instrumentos científicos de Radio and Plasma Wave Investigation (RPWI).
O J-MAG é um pacote de magnetômetro para estudar a magnetosfera de Júpiter e sua interação com as três luas geladas, Europa, Ganímedes e Calisto, em particular com o campo magnético intrínseco de Ganímedes. O instrumento RPWI investigará as emissões de rádio e os ambientes de plasma de Júpiter e suas luas geladas. O MAGBOOM é feito de materiais não magnéticos, como fibra de carbono, várias ligas de titânio, alumínio e bronze e pesa 44 quilos (incluindo os sensores).
A lança deve suportar temperaturas de -210 ° a + 250 ° Celsius. Uma vez implantado, seu comprimento total é de 10,6 metros. A espaçonave de 6,2 toneladas partirá em 2022 em sua jornada de quase 600 milhões de quilômetros até Júpiter. Serão levados 10 instrumentos científicos de última geração, incluindo câmera, espectrômetros, um instrumento de onda sub-mm, um radar de penetração de gelo, um altímetro de laser, um experimento de rádio ciência e pacotes de instrumentos para monitorar os campos magnético, elétricos e partículas carregadas.
JUICE vai passar mais de três anos em torno de Júpiter, completando uma viagem única que incluirá estudos aprofundados sobre suas três luas. Ele fará uma investigação multidisciplinar do sistema de Júpiter como um arquétipo de planetas gasosos. Ele passará nove meses orbitando a lua gelada Ganímedes analisando seu ambiente, superfície, interior e sua habitabilidade potencial.
@CAS