RAF ataca Daesh com mísseis MBDA Storm Shadow. Um elemento de Eurofighter Typhoon FGR.4 da Royal Air Force (RAF) operando como parte da coalizão global de 83 participantes, que luta conta o Daesh (Estado Islâmico), conduziu um ataque aéreo em apoio às forças terrestres iraquianas. A missão é parte da Operação SHADER, que é como o Reino Unido designa a operação de combate ao terrorismo. Este ataque foi seguido por mais três, que desta vez, empregaram armamento inteligente guiado a laser (LGB)
Os ataques começaram na quinta-feira, dia 11 de março e continuaram até sexta-feira, dia 12, com o último “Strike” ocorrendo no domingo – 14 de março. Os alvos eram um complexo de cavernas a sudoeste da cidade de Erbil, no norte do Iraque. Esta linha de cavernas, que os terroristas estavam usando, foi avaliada como um alvo particularmente difícil, e os Typhoons da RAF foram, portanto, encarregados de realizar um ataque em apoio às forças iraquianas.
No ataque do dia 11 foram empregados mísseis MBDA Storm Shadow, que foram selecionados como as armas mais adequadas para a tarefa. Foi primeira vez que a RAF usou este armamento contra o ISIS. Uma verificação anterior da área confirmou que não havia sinais da presença de civis na área que pudessem estar em risco. Os mísseis atingiram com precisão seus alvos. A missão foi realizada pelos Typhoon FGR.4 RAF ZK353 e ZK364 operando da RAF Akrotiri no Chipre.
Ações de inteligência adicionais confirmaram mais dois locais na mesma área, que também estavam sendo usados pelo Daesh. Com isto, outro ataque foi feito no dia 11, por dois Typhoons, equipados com seis LGB Paveway IV, foi feito com precisão contra extremistas em ambos os locais.
No dia seguinte (12), novos ataques foram realizados, quando os Typhoons atingiram outro grupo de cavernas usadas pelo Daesh, com oito bombas Paveway IV – quatro por aeronave.
No domingo (14), mais seis Paveway IV foram empregados contra mais cavernas controladas pelo Daesh na mesma área remota e montanhosa.
A Força Aérea Real continua a conduzir ataques aéreos, conforme necessário, para ajudar as Forças de Contra-Terrorismo do Iraque, para evitar que o Daesh restabeleça uma presença significativa do Daesh no Iraque.
Estes ataques foram precedidos de outros, feitos em 11 de fevereiro, também por Typhoon FGR.4 empregando LGB Paveway IV contra os terroristas, que foram identificados ocupando dois acampamentos dispersos nas margens do rio Tharthar, a oeste da cidade de Bayji.
Typhoon da RAF sendo armado com a MBDA Storm Shadow (Fotos: RAF).
@CAS