Sky Shield II: treinamento de interoperabilidade. Membros da 379th Air Expeditionary Wing (AEW), 380th AEW, 332nd AEW da USAF, da Força Aérea Qatar Emiri (QEAF – Qatar Emiri Air Force) e Força Aérea Francesa (Force e do Armée del’Air) participaram do Exercício Sky Shield II na Base Aérea de Al Udeid, Qatar, de 1 a 3 de março de 2021.
O exercício permitiu à membros de todos as três as nações da coalizão praticarem reabastecimento em voo (REVO) com membros do 380th AEW, ao mesmo tempo em que realizavam treinamento de Defensive Counter-Air Combat Patrol (DCA CAP), foco do primeiro exercício Sky Shield, conduzido em dezembro de 2020.
“O emprego de um DCA O CAP tem como objetivo proteger um ativo e derrotar um adversário. As operações DCA envolvem a integração de armas, sensores e comunicações para proteger as forças amigas e os interesses estratégicos de ameaças aéreas e de mísseis”.
Cap James McCarthy – 379th USAF
Essa iteração marcou a primeira vez que a QAEF tripulou as duas extremidades dos procedimentos do CAP do DCA ao mesmo tempo em que operava contra um adversário simulado. O 332nd AEW enviou Boeing F-15E Strike Eagles para participar como um adversário simulado, permitindo que os participantes do exercício aplicassem procedimentos em um ambiente contestado.
Os objetivos dos exercícios do primeiro evento Sky Shield melhoraram desta vez com a familiaridade adicional entre os parceiros. Um desses sucessos foi a integração da rede de comunicação de enlace de dados (datalink) Link-16.
“Conseguimos usar o Link-16 com sucesso neste exercício com os catarianos. Ter a capacidade de enviar e receber mensagens no link e transmitir faixas em uma rede de exercícios é um pequeno passo para colocar os catarianos na rede operacional que usamos diariamente”.
Cap James McCarthy – 379th USAF
Esses exercícios das Forças dos EUA e do Catar fornecem lições valiosas enquanto o Catar ajusta sua defesa do espaço aéreo em preparação para a Copa do Mundo de 2022. Como convidada e parceira, USAF fornece oportunidades de exercícios que ajudarão o Centro de Operações Aéreas do Catar, o Ground Control Intercept e os caças se integrarem para proteção do seu espaço aéreo e missões na região do Oriente Médio.
O exercício é uma extensão dos eventos de interoperabilidade realizados no ano passado. Catar trabalha com os EUA para treinar pilotos e operar em um ambiente integrado, enquanto se prepara para receber os F-15QA da Boeing, um variante do F-15 Eagle projetada especificamente para a QAEF.
“Quanto mais cooperarmos juntos, mais eficazes seremos quando executarmos operações juntos no futuro. Isso envia uma mensagem ao mundo de que os EUA e o Catar são parceiros próximos e continuarão próximos no futuro previsível.”
Major Eric Vanley da USAF – Equipe de Ligação de Defesa Aérea do Catar do U.S. Air Forces Central.
@CAS