EUA realiza exercícios navais no Mediterrâneo com a Grécia. O USS Dwight D. Eisenhower Carrier Strike Group está realizando manobras no Mediterrâneo desde 11 de março, em parceria com as forças armada da Grécia. O Dwight D. Eisenhower Carrier Strike Group (IKE CSG) – liderado pelo Porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CNV 69), incorporou em seu grupo de batalha a fragata helênica HS Psara (F 454) que está sob seu controle tático (TACON). Além disso, dois submarinos helênicos estão participando de exercícios de guerra anti-submarino Força Aérea da Grécia (HAF) , operam em conjunto com as aeronaves da Carrier Air Wing do IKE.
A atividade como um todo foi planejada e coordenada pelo Estado-Maior da Defesa Nacional Helênica (HNDGS) e as respectivas autoridades dos EUA, para desenvolver as capacidades de parceria usando os procedimentos operacionais e táticos da OTAN.
Além do navio grego, uma Fragata da Marina Militare (Itália) – Fragata classe Carlo Bergamini – Virginio Fasan (F 591), também tomou parte do exercício.
“As relações de defesa entre os Estados Unidos e a Grécia estão em alta e se fortalecem a cada dia. Estou especialmente orgulhoso de ver o Grupo IKE Strike no Mediterrâneo – uma região estrategicamente dinâmica onde os Estados Unidos estão intensificando seu envolvimento. O desdobramento cooperativo entre nossas Forças é outra excelente oportunidade de fortalecer sua interoperabilidade e parceria, ajudando a avançar nossos objetivos comuns de defesa e segurança regionais. Os Estados Unidos estão empenhados em elevar e demonstrar nosso relacionamento de segurança vital com a Grécia, que está codificado em nosso Acordo de Cooperação de Defesa Mútua atualizado”.
Geoffrey R. Pyatt, embaixador dos Estados Unidos na Grécia
A Grécia é um aliado vital da OTAN, mostrando um compromisso com a paz e a estabilidade regionais. A Grécia hospeda a Atividade de Apoio Naval dos EUA na Baía de Souda, permitindo que as forças dos EUA, dos Aliados e das nações parceiras operem e transitem nas rotas marítimas críticas do Mar Mediterrâneo.
“O Grupo IKE Strike tem a honra de trabalhar com nossos Aliados gregos e construir sobre uma base de confiança e compromisso mútuo que abrange 70 anos. Somos mais fortes quando trabalhamos ao lado de nossos aliados e operações como esta. A integração de nossas forças marítimas ajuda a garantir condições livres e abertas no mar”.
Contra-almirante Scott Robertson, Comandante do IKE Carrier Strike Grupo
O Dwight D. Eisenhower Carrier Strike Group é uma equipe multiplataforma de navios, aeronaves e mais de 5.000 marinheiros, capaz de realizar uma ampla variedade de missões ao redor do globo.
O destacamento de navios e aeronaves do grupo de ataque inclui o navio-almirante USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69); Cruzadores classe Ticonderoga USS Monterey (CG 61); destroier classe Arleigh Burke USS Mitscher (DDG 57), USS Laboon (DDG 58), USS Mahan (DDG 72) e USS Thomas Hudner (DDG 116).
Os esquadrões do Carrier Air Wing 3 (CVW-3), embarcados em Eisenhower incluem os VFA-32 (F/A-18F), VFA-105 (F/A-18E), VFA-131 (F/A-18E), VFA-83(F/A-18E), HSC-7 (MH-60S), HSM-74 (MH-60R); VAW-123 (E-2C); VAQ-130 (EA-18G) e o VRC-40 (C-2).
A US Sixth Fleet, com sede em Nápoles, Itália, conduz todo o espectro de operações conjuntas e navais, muitas vezes em conjunto com parceiros aliados e interagências, a fim de promover os interesses nacionais dos EUA, segurança e estabilidade na Europa e na África.
Fonte: USN
@CAS