Mais 36 AH-64 para o Exército Sul-coreano. O Ministério da República da Coreia do Sul informou no dia 3 de março que planeja adquirir até 36 helicópteros de ataque adicionais para aumentar ainda mais as capacidades do Exército da República da Coreia (Daehanminguk Yuk-gun ou RoKA – Republic of Korea Army).
As aeronaves vem para ampliar sua frota atual de 36 AH-64E, o que se for conformado faria uma substituição na taxa de 1:1 com seus antigos helicóptero Bell AH-1S Cobra. (RoKA) A revelação veio cerca de um ano depois que funcionários da Boeing disseram durante o 2020 Singapore Air Show, que a Coreia do Sul estava interessada em adquirir até 48 helicópteros de ataque Apache Guardian AH-64E adicionais para formar um novo regimento de ataque.
A frota atual do RoKA de 36 helicópteros AH-64E, foi encomendada em 2013 como parte de um programa de vendas militares estrangeiras (FMS) avalizado em US$ 1,6 bilhão, para modernizar a frota de ataque. As aeronaves servem no 901 Batalhão de Aviação e no 902 Batalhão de Aviação, ambos baseados em Icheon (G-510).
A aquisição de helicópteros de ataque adicionais é motivada pela necessidade de ter maior capacidade de ataque aéreo e apoio as tropas em solo. Não foi informado que modelo do Apache será adquirido, mas informações preliminares dão conta que a RoKA prefer uma versão mais atualizada do AH-64E Apache Guardian. Outro ponto importante é que com a vinda de mais 36 unidades, a Aviação do Exército da Coreia do Sul deverá reequipar os dois Batalhões de Aviação que hoje empregam o AH-1S Cobra. São eles o 105 Batalhão de Aviação baseado em Jipyeong (G-301) e o 109 Batalhão de Aviação baseado em Susaek (G-113).
@CAS