Em 10 de março, a USAF recebeu oficialmente o primeiro F-15EX Advanced Eagle, nas instalações da Boeing em St. Louis. O novo caça é equipado com controles de voo fly-by-wire, painel totalmente digital, avançados aviônicos, incluindo o Eagle Passive/Active Warning and Survivability System, uma suíte nova de guerra eletrônica que também está sendo implementada em modelos F-15E Strike Eagle.
“Este é um grande momento para a Força Aérea. Com sua grande capacidade de armas, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os ativos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel chave em futuros conflitos”, disse o Coronel Sean Dorey, Gerente do Programa F-15EX do Air Force Life Cycle Management Center’s Fighters and Advanced Aircraft Directorate, responsável pela aquisição, modernização e manutenção da aeronave.
A USAF planeja adquirir 144 F-15EX, para substituir os antigos modelos F-15C/D, que tem uma idade média de mais de 37 anos, e que se aproxima rapidamente do fim de sua vida útil, operando às margens da sua integridade estrutural. O F-15EX oferece uma solução econômica e conveniente para atualizar a frota do F-15C/D, além de aumentar a frota de F-15E, atendendo a capacidade da Estratégia de Defesa Nacional até 2040, preservando a disponibilidade operacional devido aos programas de modernização e extensão da vida útil das aeronaves mais antigas.
A USAF iniciou o processo de aquisição dos F-15EX em fevereiro de 2019, quando o General David Goldfein, então Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, assinou o Rapid Fielding Requirement Document, que tratava das questões de disponibilidade da frota atual de F-15. A partir de então, o F-15 Program Office desenvolveu a estratégia de aquisição do F-15EX, assinando um contrato com a Boeing, para conduzir análises de projeto visando a produção da primeira aeronave, o que aconteceu em em tempo recorde.
“Foi necessário um esforço de equipe para chegar a este ponto. Estou extremamente orgulhoso da equipe, que inclui membros da Direção de Propulsão, Escritório do Programa de Simuladores, Comando de Combate Aéreo, Guarda Aérea Nacional, Comando de Material da Força Aérea, Agência de Gestão de Contratos de Defesa, Estado-Maior da Aeronáutica e nossos parceiros da indústria para alcançar este marco da entrega da primeira aeronave”, disse o Coronel Dorey.
“Elogio os esforços dedicados de toda a nossa equipe para colocar esta plataforma online em tempo recorde, e no meio de uma pandemia global. Com sua arquitetura de sistemas de missão aberta e novos armamentos, o F-15EX oferecerá uma excepcional capacidade de proteção para nossa nação nos próximos anos”, disse o General Arnold W. Bunch Jr., Comandante do Air Force Materiel Command.
Após a aceitação, a nova aeronave será enviada para a Base Aérea de Eglin, Flórida, onde será submetido aos testes operacionais. Para agilizar os testes e declarar o F-15EX pronto para operações, os técnicos usarão dados prévios extraídos dos subsistemas e softwares do programa de voo das variantes de exportação do F-15.
Está prevista a entrega de um segundo F-15EX no final do mês abril, e mais seis aeronaves do Lote 1 no ano fiscal de 2023. As aeronaves dos lotes 2 e 3 tem previsão de entrega no ano fiscal de 2024 e 2025 para as unidades da Guarda Aérea Nacional de Kingsley Field e Portland, no Oregon.
Atualmente, a 173th Air Wing de Kingsley Field é o centro de treinamento de F-15C/D, e assumirá a mesma função para os novos F-15EX. A 142nd Air wing de Portland, será a primeira unidade operacional da aeronave.
@FFO