Em 11 de março, o Ministério da Defesa da Rússia (MD), informou que dois bombardeiros Tu-95MS das Forças Aerospaciais da Rússia (RFVKS) realizaram uma missão programada sobre o Mar do Japão e a região noroeste do Oceano Pacífico.
“Dois bombardeiros estratégicos Tu-95MS da Aviação de Longo Alcance realizaram um voo programado no espaço aéreo sobre as águas neutras do Mar do Japão e do noroeste do Oceano Pacífico. Caças Su-35S da Força Aeroespacial da Rússia escoltaram os bombardeiros”, disse o MD em comunicado.
O comunicado do MD russo disse que em alguns trechos da rota, os bombardeiros foram interceptados e escoltados por caças F-15J da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão (JASDF).
As tripulações russas de longo alcance realizam voos regulares sobre as águas neutras do Ártico, Atlântico Norte, Mar Negro e Báltico e Oceano Pacífico. A missão teve mais de nove horas de voo, e aconteceu em estrita conformidade com as regras internacionais de utilização do espaço aéreo, sublinhou o MD da Rússia.
@FFO