O Departamento de Defesa da Austrália (DoD) solicitou manifestações de interesse (EoI – Expression of Interest) para a construção de uma base operacional nas nas Ilhas Cocos (Keeling), para as novas aeronaves MC-55A Peregrine, de Guerra Eletrônica/Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EW/ISR).
Embora a solicitação não indique explicitamente qual o objetivo da base, essa construção faz parte do programa “Air 555 Phase 1”, para infraestrutura relacionada à introdução do MC-55A Peregrine, na frota da Força Aérea Real Australiana (RAAF). A aeronave é uma versão altamente modificada do jato executivo Gulfstream G550, e que será baseada e Edimburgo, sul da Austrália.
Em agosto de 2020, o DoD apresentou para um comitê parlamentar o conceito operacional para a frota Peregrine, que envolveria uma base operacional principal, sediada na RAAF Edimburgo, e três bases avançadas em Townsville, Darwin e nas Ilhas Cocos (Keeling). Essas últimas são território australiano a cerca de 2.750 km a noroeste de Perth, e aproximadamente a meio caminho para o Sri Lanka.
Em março de 2019, o governo australiano anunciou a aquisição de quatro jatos MC-55A Peregrine, sob o projeto Air 555, ao valor aproximado de US $1,91 bilhão. As novas aeronaves EW irão oferecer uma interligação tática entre as diversas plataformas da Força de Defesa Australiana (ADF), composta pelos F-35A Joint Strike Fighter, o E-7A Wedgetail AEW&C, o EA-18G Growler de ataque eletrônico, combatentes navais de superfície, navios anfíbios e unidades terrestres.
As novas aeronaves Gulfstream G550 da RAAF estão sendo convertidas para a versão MC-55A Peregrine pela empresa americana L3 Technologies, com sede em Greeneville, Texas. A previsão é que as novas aeronaves sejam entregues à partir de 2024.
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