EUA impedem venda de helicópteros de ataque turcos para o Paquistão. O governo americano bloqueou a venda para o Paquistão de 30 helicópteros de ataque produzidos pela Turkish Aerospace Industries (TAI). A informação foi divulgada pelo porta-voz da presidência da Turquia, Sr. Ibrahim Kalin, na segunda-feira (08/03).
O bloqueio tem origem nas sanções impostas pelos EUA, depois que a Turquia adquiriu o sistema de defesa anti-aéreo russo S-400. Essa ação poderá levar que o Paquistão procure a China para suprir as suas necessidades.
Em julho de 2018, a Turquia e o Paquistão assinaram um acordo de US $1,5 bilhão envolvendo 30 helicópteros ATAK T-129. A data de entrega foi adiada depois que o Pentágono não emitiu a licença de exportação dos motores LHTEC, produzidos por uma joint venture entre a Rolls-Royce e a Honeywell, e que equipam os TAI T-129.
Em agosto do ano passado, a Turquia teria contratado um escritório de advocacia em Washington, para fazer lobby junto ao governo e congresso americano para a liberação da licença de exportação, que envolve o maior contrato de defesa assinado entre Ancara e Islamabad. Caso o bloqueio não seja levantado, o Paquistão poderá recorrer aos helicópteros de ataque chineses CAIC Z-10.
Desenvolvido pela TAI em conjunto com a europeia Agusta-Westland, o helicóptero ATAK T-129 foi projetado para operações ataques ao solo, apoio aproximado e missões de reconhecimento em ambientes de conflito. O bimotor ATAK, tem configuração para dois tripulantes com assentos em tandem e pode operar sob quaisquer condições meteorológicas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO