A U.S. Navy (USN) divulgou imagens de um Boeing P-8A Poseidon armado com quatro mísseis antinavio AGM-84D Harpoon nos cabides subalares. A aeronave, BuNo 169552/LC, pertence ao Patrol Squadron (VP) 8 “Fighting Tigers”, sediado na Estação Naval (NAS) Jacksonville, Flórida, está atualmente implantado no Comando da Força-Tarefa (CTF) 57.
As imagens foram capturadas entre os dias 15 e 16 de janeiro, e mostram os checks pré-voo e a instalação dos mísseis AGM-84 Harpoon nos cabines sob as asas do Poseidon. A CTF-57 é a unidade de patrulha marítima e reconhecimento aéreo da 5ª Frota dos EUA, que atua na região do Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Mar da Arábia e partes do Oceano Índico.
As aeronaves CTF-57 realizam missões de apoio às operações marítimas para garantir estabilidade, segurança e livre fluxo de comércio na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (CENTCOM), que conecta o Mediterrâneo e o Pacífico através do Oceano Índico Ocidental.
O local onde foram feitas as fotos não foi divulgado, mas parece bastante provável que o P-8A do VP-8 estava na base de Manama, Bahrein, onde normalmente ficam estacionadas as aeronaves P-3 Orion e P-8 Poseidon da CTF-57.
O P-8A possui onze “hard points” para armamentos como torpedos leves Mk54, ou mísseis antinavio AGM-84D Harpoon, usados em missões ASW (Anti-Submarine Warfare). Não é a primeira vez que o Poseidon é avistado carregando esse tipo de armamento, mas não é comum imagens divulgadas com essa configuração de armamento na área do Golfo Pérsico.
Desde 2019, os EUA têm mantido uma presença naval significativa e consistente no Oriente Médio, como uma proteção contra o Irã. Desde então, um grupo de ataque de porta-aviões foi posicionado no Golfo Pérsico.
@FFO