Pela primeira vez, um bombardeiro americano Rockwell B-1B Lancer pousou em uma base aérea norueguesa acima do Círculo Polar Ártico. Três B-1B da 7th Bomb Wing (7th BW), da Dyess AFB (DY), Texas, estão desde 22 de fevereiro em Ørland, Noruega, cumprindo um BTF (Bomber Task Force).
Em 08 de março, um B-1B realizou uma missão que teve como foco principal o treinamento das forças de operações especiais dos EUA, Joint Terminal Air Controllers (JTAC), bem como seus equivalentes noruegueses e suecos em solo. Durante parte do voo, quatro JAS-39 Gripen da Força Aérea Sueca acompanharam os bombardeiros.
Durante a missão, o B-1B matrícula AF 85-0073, batizado “Dark Knight” (Cavaleiro das Trevas) em alusão ao herói dos quadrinhos DC Batman, pousou no Aeroporto de Bodø, norte da Noruega, onde realizou um reabastecimento do tipo “warm-pit refuel”. Conforme o comunicado do Comando da USAF na Europa (USAFE), esse tipo de reabastecimento rápido, se caracteriza principalmente pelo fato de que a tripulação permanece a bordo, e a aeronave fica com a sua unidade de energia auxiliar (APU) acionada durante o procedimento.
“Não é todo dia que nosso bombardeiro tem a chance de desempenhar um papel tão importante no treinamento conjunto com aliados e parceiros JTACs. As oportunidades de treinar ao lado de nossos aliados, parceiros e Forças de Operações Especiais dos EUA em locais avançados nos tornam a força rápida, resiliente e pronta que precisamos ser”, disse o General Jeff Harrigian, Comandante da USAF na Europa e África..
As missões BTF demonstram o compromisso dos EUA com os aliados da OTAN e são uma demonstração visível da sua capacidade dissuasão estendida.
@FFO