A Honeywell recebeu um contrato tipo IDIQ (Entrega Indefinida, Quantidade Indefinida) de quatro anos do US Army, para fornecer os novos motores T55-GA-714A para a frota de helicópteros Boeing CH-47 Chinook.
O contrato de US$ 476 milhões garantirá que a frota Chinook do US Army tenham motores para apoiar a missões operacionais, atender a linha de produção da Boeing na Filadélfia até 2024 e garantir motores sobressalentes e atender os países parceiros estrangeiros dos EUA. Os motores serão montados e testados nas instalações da Honeywell em Phoenix.
“Apoiar o Programa Chinook do Exército dos EUA é um princípio fundamental para a Honeywell Aerospace. Nossa missão é fabricar, manter e modernizar os motores T55 para a missão crítica de içamento de carga pesada e levamos essa missão a sério. Estamos muito orgulhosos de continuar nosso forte relacionamento com a PEO Aviation e o Exército dos EUA”.
Steven Williams – Vice-presidente de Pós-venda de Defesa da Honeywell Aerospace.
Este contrato de produção de motores fecha um ano marcante para o motor T55. Em 2020, a Honeywell ganhou um contrato competitivo de reparo e revisão para o T55. Além disso, a empresa concluiu uma nova instalação de reparo e revisão de motores de classe mundial em Phoenix. Essa mudança permite que o trabalho de reparo e revisão no motor T55-GA-714A seja realizado no mesmo local da produção do novo motor. O centro de excelência do T55 fornece força de trabalho, instalações e recursos de engenharia compartilhados entre as duas linhas de motores e fornece até 20 motores por mês.
Também em 2020, a Honeywell firmou um acordo cooperativo de pesquisa e desenvolvimento (CRADA) com o US Army para demonstrar e voar seu motor T55-GA-714C atualizado no helicóptero bimotor CH-47F Chinook de carga pesada. O novo motor de 6.000 cavalos é 23% mais potente e consome 9% menos combustível do que o T55 atual.
Novas modificações também tornam a próxima geração do T55 mais fácil de manter com custos operacionais mais baixos e maior prontidão. O trabalho está em andamento agora na fase 1 do programa, e as demonstrações de solo e voo devem começar em 2022. A nova variante do 714C do T55 foi projetada para ser incorporada de forma acessível ao 714A como um kit de atualização durante a revisão no Honeywell’s R&O Center of Excellence ou no Army’s Corpus Christi Army Depot.
@CAS