A Luftwaffe, ou Força Aérea Alemã (GAF), se prepara para a desativação do bimotor de transporte C-160D Transall. Ainda sem data divulgada, a última aeronave deverá ser aposentada no segundo semestre deste ano. Para marcar a despedida, o Esquadrão de Transporte 63, ou Lufttransportgeschwader 63 (LTG63), sediado na Base Aérea de Hohn em Schleswig-Holstein, aplicou um esquema de pintura especial em dos seus C-160D.
A aeronave matrícula 50+40, recebeu uma pintura batizada de “Goodbye Tour”. Entre os detalhes, o Transall recebeu sob as asas o ano de chegada (1968) e de despedida (2021), as cores das bandeiras da França e Alemanha, fabricantes do C-160, sobre as asas, algumas partes em laranja day-glo e branco para simbolizar as missões n a OTAN, além dos títulos “Weltweit im einsatz”, ou “Usado em todo o mundo”.
Com esse esquema especial, o LTG63 quer mostrar a grande história do C-160D na Luftwaffe, e também a sua história, pois com a desativação da última aeronave, o esquadrão também será dissolvido.
Produzido a partir de 1967, o bimotor C-160D Transall é o fruto de uma uma joint venture multinacional da empresa francesa Aerospatiale, com as alemãs MBB e VFW-Fokker. O Transporter Allianz, ou simplesmente “Transall”, inicialmente teve uma produção de 169 unidades, sendo 56 construídas pela Nord/Aerospatiale, 57 pela VFW e 56 pela HFB/MBB.
Quatro forças aéreas operaram o Transall, sendo Luftwaffe com 110 unidades, a francesa (50 + três pré-produção, a sul-africana (09) e a turca, que em 1971 comprou 20 aeronaves usadas da Luftwaffe. Em 1981, a França encomendou 25 exemplares de uma nova versão, chamada C-160NG 160NG “Next Generation”, sendo esta a última versão produzida.
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