Na semana passada, a Turkish Aerospace Industries (TAI) finalizou a primeira fase de desenvolvimento do motor da sua nova aeronave de treinamento e ataque leve TAI Hürjet. A partir de agora, a empresa iniciará intenso programa de testes do motor.
Após a fase de revisão crítica do projeto (CDR), o primeiro protótipo do Hürjet deverá estar completamente montado ainda neste ano. De acordo com as informações do Sr. Temel Kotil, Gerente Geral da TAI, o primeiro voo do Hürjet está previsto para dezembro de 2022, e o segundo protótipo deverá estar concluído até fevereiro de 2023.
O grupo propulsor do Hürjet foi desenvolvido tendo como base os motores da família General Electric F404, usado por aeronaves de treinamento como Boeing T-7 Red Hawk e o sul-coreano KAI T-50.
Após a CDR a TAI pretende concluir neste ano os testes de velocidade estática em túnel de vento, complementando os testes realizados no ano passado, que envolveram testes estáticos com um modelo 1/10. Além disso, a TAI apresentou o primeiro simulador do Hürjet com 270 graus de visão durante a feira Tecknofest Aerospace and Technology 2020.
Na Força Aérea Turca (TuAF) os novos Hürjet substituirão os treinadores avançados Northrop T-38A(M) Talon, realizarão missões de ataque leve e apoio aéreo aproximado, além de substituir as aeronaves F-5 no esquadrão de demonstração aéreo Turkish Stars.
O Hürjet deverá ter dimensões aproximadas de 9,8 metros de envergadura, 13 m de comprimento, 4,2 m de altura e área de asa de 24 m². Equipado com um motor TBA de 85 kN (19,200 lbf), alcançará a velocidade máxima de Mach 1.4, teto de serviço projetado será de aproximadamente 46 mil pés (14 km), alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas), capacidade de carga de 2.700 kg. Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo.
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