A USAF deverá realizar no próximos dias o primeiro voo de teste (Booster Test Flight 1 / BTF-1) do míssil hipersônico AGM-183A Air-launched Rapid Response Weapon (ARRW), previsto para os próximos 30 dias.
A Base Aérea de Edwards, Califórnia, recebeu em 1º de março a primeira unidade do ARRW para testes, e a colocou imediatamente no programa de ensaios em solo, carregamento e pré-voo em um B-52H Stratofortress, com objetivo de obter a certificação para o voo de experiências programado.
“O veículo de teste BTF-1 está completo e passa por testes em solo para verificar se está pronto para o voo. A equipe lidou com os desafios do COVID-19, e resolveu alguns empecilhos técnicos esperados para um sistema de armas pioneiro. Minimizamos os atrasos no cronograma enquanto mantivemos o foco e o rigor da engenharia. Nosso primeiro BTF acontecerá nos próximos 30 dias, seguido por vários booster adicionais e voos de testes completos até o final do ano”, disse o Brig. Gen. Heath Collins, Oficial Executivo do Programa de Armamentos da USAF.
O programa ARRW é um protótipo do projeto para armamentos de alta velocidade, que alavancará tecnologias de ponta para armamentos convencionais hipersônicos, capazes de atingir alvos de alto valor em menor tempo. O ARRW expande a capacidade dos sistemas de
armas de ataque e de precisão, permitindo respostas rápidas contra alvos fortemente defendidos.
A USAF projetou o protótipo de teste ARRW para atingir as altas velocidades necessárias no lançamento, além do pacote de munições incorporadas para os alvos designados pelos oficiais. O programa seguiu um rigoroso processo de engenharia de sistemas com extensas campanhas de teste de solo e voo para garantir sucesso no BTF. Este será o oitavo voo de experiências do programa ARRW, que até agora realizou testes cativos.
Antes de tomar a decisão de aceitar o projeto ARRW e liberá-lo para produção em série, a USAF e a Lockheed Martin realizaram procedimentos que elevaram os testes para um nível muito próximo ao sistema final. A montagem do veículo de teste ARRW BTF-1 foi realizada na linha de produção, simulando a fabricação seriada, sendo essa uma importante etapa em direção ao projeto final.
O ARRW BTF-1 demonstrará a capacidade de lançamento em velocidades operacionais para coleta de importantes dados, além de avaliar e validar a controlabilidade e separação segura do míssil. O programa prevê a liberação do ARRW a partir do B-52H e o afastamento inicial em voo planado, até atingir a distância segura para ignição. O planador acoplado ao míssil não suportará o voo e se desintegrará com segurança logo após a separação. Os testes serão conduzidos pela 412th Test Wing, em uma região sobre a cordilheira de Point Mugu, na Califórnia.
@FFO