A Saab recebeu um pedido das Força Armadas da Estônia para a aquisição do sistema de armas de ombro portátil Carl-Gustaf M4. O valor do pedido é de aproximadamente 100 MSEK e as entregas ocorrerão em 2021-2022.
A solicitação foi feita dentro de um acordo conjunto assinado entre a Estônia, a Administração de Materiais de Defesa da Suécia (FMV) e a Letônia. O contrato permite que a Estônia faça pedidos de armas e munições Carl-Gustaf M4 durante um período de dez anos. As Forças Armadas da Estônia usam o sistema de armas Carl-Gustaf há mais de duas décadas.
“Com este pedido, as Forças Armadas da Estônia fortalecerão ainda mais suas capacidades. É uma grande conquista ver mais investimentos em nosso sistema Carl-Gustaf, prova da satisfação do cliente com a solução”.
Görgen Johansson – chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
“A cooperação entre empresas estonianas e sueca Saab foi muito apreciada por ambas as partes e estamos satisfeitos que, apesar dos graves efeitos da pandemia, recebemos o pedido do ano passado dentro do prazo, considerando quantas empresas tiveram problemas de abastecimento. Agora também fizemos um segundo pedido com uma capacidade de aproximadamente 250 armas Carl-Gustaf M4 para substituir as Carl-Gustaf M2 usadas anteriormente. Estamos particularmente satisfeitos que a Saab tenha aumentado ainda mais sua capacidade de produção e que as primeiras entregas chegarão até o final deste ano”.
Ramil Lipp – gerente de Categoria Estratégica de Armamento do Centro de Investimento em Defesa da Estônia.
O Carl-Gustaf M4 é a versão mais recente do sistema de armas de ombro portátil multifuncional, que proporciona aos seus usuários uma vasta gama de opções de engajamento para que as tropas permaneçam ágeis e eficazes em qualquer situação. O M4 é também compatível com sistemas de mira inteligentes e futuros desenvolvimentos tecnológicos, tais como munições programáveis.
FONTE: SAAB