O Ministério da Defesa da Geórgia (MD), divulgou que em 06 de março, o primeiro Sukhoi Su-25 modernizado no país, realizou com sucesso o seu voo de testes. A aeronave de treinamento e ataque ao solo Su-25, passou por revisão e modernização na empresa TAM JSC Tbilaviastroy, em conjunto com o Centro Técnico e Científico Militar Delta, das Forças Armadas da Geórgia.
O projeto de atualização da frota da Força Aérea de Defesa da Geórgia (GDAF) foi assinado em julho de 2020 entre o MD e a TAM JSC, e prevê a modernização de 12 aeronaves Su-25 até o final de 2022. O projeto ainda prevê a formação e reciclagem de militares e técnicos, bem como a renovação e criação de infraestrutura adequada para operá-las.
Como parte da extinta União Soviética, a TAM JSC Tbilaviamsheni (ex-Tbilisi Aviation Plant) começou a produzir aeronaves de ataque Su-25 em 1979, sendo o único fabricante da modificação de combate desta aeronave. Após o colapso da URSS em 1991, Tbilaviamsheni montou o Su-25 KM Scorpion, modernizado com a ajuda de Israel, com peças e componentes forncedidos pela Rússia, o que após a guerra de 2008 não foi mais possível.
Atualmente a empresa faz parte do sistema do Ministério da Defesa da Geórgia, e atua na revisão e reparo principalmente aeronaves militares, e outros equipamentos como veículos aéreos não tripulados. Na sua sede, junto com o centro Delta, ela produz veículos blindados de transporte de pessoas modelos Didgori e Lazika, entre outros produtos militares.
A JSC “Tbilaviastroy” foi estabelecida em março de 2002 com base na planta de aviação de Tbilisi, criada em dezembro de 1941 após a mudança das fábricas de aeronaves de Taganrog e Sevastopol para a Geórgia.
Desenvolvido na URSS, o Su-25 foi projetado para apoiar as forças terrestres sobre o campo de batalha, efetuando ataque à alvos terrestres. Entre 1981 e 1991, foram produzidas 1.302 unidades em série nas fábricas de Ulan-Ude (Su-25UB) e em Tbilisi (Su-25).
@FFO