Um Aermacchi MB-326M Impala da Escola Nacional de Pilotos de Teste (NTPS) caiu ontem (05/03) por volta das 10h10 (local time) em uma área desabitada, sete milhas a oeste da Base Aérea de Edwards da USAF, Califórnia. Segundo informações divulgadas nas redes sociais, os dois pilotos teriam ejetado com segurança e foram resgatados.
A aeronave acidentada, matrícula N155TP (c/n 159/6390/A23), fabricada em 1967, de propriedade da Flight Research Inc, é operada pela NTPS no Mojave Air and Space Port, Califórnia.
A Edwards AFB divulgou um breve comunicado:
“Por volta das 10:20 horário local de hoje [05/03], uma aeronave não militar originária do Mojave Air & Space Port caiu em uma área desabitada da Base da Força Aérea de Edwards. Para obter mais informações, entre em contato telefônico com a National Test Pilot School em Mojave, Califórnia.”
A NTPS está localizada na área de testes de voo R-2508, compartilhada com a Edwards AFB e NAS China Lake da US Navy. O complexo de treinamento da NTPS emprega modernas tecnologias, incluindo laboratórios especializados, simuladores e sistemas de telemetria. O Centro de Treinamento utiliza uma frota com 34 aeronaves de 23 tipos diferentes, próprias e arrendadas. Entre os modelos de aeronaves estão os Aermacchi MB-326M, Mikoyan Gurevich MiG-21UM, Northrop T-38 Talon, North American NA-265 “Sabreliner”, entre outras.
Nos anos 1990, a NTPS adquiriu onze Impalas da Força Aérea da África do Sul (SAAF), utilizados em diversos testes como jet spin, flutter, armamentos, além de uma variedade de treinamentos de desempenho e qualidade de voo.
@FFO