Surgiram notícias sobre o interesse da Força Aérea da Hungria (HAF) na aeronave leve de ataque Embraer A-29 Super Tucano. Várias fontes oficiosas, indicam que a HAF estaria avaliando a compra de um número não divulgado de turboélices brasileiros, visando a reativação de uma unidade de treinamento avançado para os seus pilotos de caças Gripen.
O interesse da Hungria em treinadores avançados foi tornado público no final do ano passado. Naquela ocasião, o fabricante tcheco Aero Vodochody enviou uma aeronave demonstradora Aero L-39NG, para a Base Aérea de Kecskemét, para uma apresentação aos Oficiais húngaros.
Em 2017, durante uma palestra fechada para uma turma de novos pilotos militares, o Brigadeiro General József Koller, Comandante do Esquadrão 86 Helicópteros, externou que a HAF planejava restabelecer uma unidade de treinamento avançado no país.
Em dezembro de 2009, a Hungria aposentou a sua frota de antigos jatos de treinamento avançado Aero L-39 Albatros, adquiridas usadas de um espólio da extinta Força Aérea da Alemanha Oriental. Desde então, o país envia os seus pilotos de caça para treinamentos no Centro de Treinamento de Voo no Canadá (NFTC).
Atualmente a Força Aérea Húngara possui uma pequena frota treinadores básicos, composta por seis Zlin 242L e dois Zlin 143LSi, adquiridos a partir de 2017 e operados pelo Esquadrão de Treinamento (MH59 SzDR), na Base Aérea de Szolnok.
Recentemente o Governo húngaro encomendou duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium, produzidos pela empresa brasileira. A Embraer não confirmou a informação sobre os A-29, sob alegação de sigilo em seus contratos.
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