O Ministério da Defesa da República Dominicana, através da Direção Nacional de Controle de Drogas (DNCD) investiga o pouso forçado de um bimotor Embraer 810C Seneca II, encontrado abandonado em um canavial na província de Altagracia, em 27 de fevereiro. Segundo as autoridades, a aeronave de matrícula brasileira, PT-EGU (c/n 810062), teria decolado de uma região indeterminada na Venezuela.
Os radares de vigilância do espaço aéreo dominicano detectaram a aeronave em voo clandestino após às 22h00 (horário local). Imediatamente a Fuerza Aérea Dominicana (FAD), acionou um caça de alerta, A-29B Super Tucano, para interceptar e identificar o alvo desconhecido.
Conforme o comunicado oficial do DNCD, ao perceber a presença do Super Tucano, o piloto do avião brasileiro realizou um pouso forçado, em um canavial na localidade de Batey la Romanita.
Imediatamente as unidades de reação tática da DNCD foram mobilizadas e ao chegarem ao local encontraram várias evidências no interior da aeronave acidentada, como mapas de rotas, diversos aparelhos GPS, dois botijões de combustível, um telefone satelital e documentos pessoais. As patrulhas chegaram a trocar tiros com indivíduos tripulando um Jeep Grand Cherokee, que foi abandonado e os suspeitos evadiram em meio ao canavial. Ninguém foi preso.
A DNCD em conjunto com as demais autoridades dominicanas, iniciaram uma grande investigação a partir das evidências capturadas, entre elas o avião, o automóvel e diversos documentos pessoais.
@FFO