Um caça Boeing F/A-18C Hornet, recentemente desativado do que fazia parte do esquadrão de demonstração da Marinha Americana – The Blue Angels, está indo para uma nova casa em abril. O modelo Hornet “C” BuNo será prservado e exposto no pátio do Comandante das Forças Aéreas Navais (CNAF – Commander, Naval Air Forces) na Naval Air Station North Island.
“A CNAF solicitou um Blue Angel e, com os F/A18C não sendo mais empregados, nós pudemos atender a sua solicitação”, disse Ehren Terbeek, do gerente do programa Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW) do F/A-18C/D/E/F.
Por mais de 30 anos, os Blue Angels voaram com os F/A-18A-D Hornets. Este ano, eles estão fazendo a transição para a variante mais novas do E/F Super Hornet, que marcará a sua 75ª temporada de demonstração.
O Hornet destinado à CNAF foi ativado em 1988 e transferido para os Blue Angels em 2017 vindo do Naval Aviation Warfighting Development Center (NAWDC) sediado na Naval Air Station Fallon. NAWDC é o centro da Marinha para treinamento de aviação naval e desenvolvimento de táticas.
Em novembro de 2020, ele chegou ao FRCSW para desmilitarização da Naval Air Station Pensacola, Flórida, onde os Blue Angels estão sediados.
“Desmilitarizamos aeronaves inúmeras vezes em graus variados. Para um Hornet, trata-se principalmente de remoções de motor, bem como de munições explosivas, combustível e fluido hidráulico”, disse Terbeek.
O procedimento de desmilitarização do Hornet levará aproximadamente uma semana e requer cerca de seis mecânicos de várias especialidades. O FRCSW também removerá as asas da aeronave, para facilitar a instalação no pátio da CNAF. Ao todo, o projeto levará cerca de 300 horas para ser concluído. Em janeiro, o FRCSW desmilitarizou outro Hornet legado dos Blue Angels para transporte para o Museu de Aviação de Pearl Harbor no Havaí. Curiosamente este será o quarto “Blue Angel 4” preservado. Abaixo os cinco F/A-18C conhecidos já preservados desde dezembro de 2020.
O F/A-18C 163439/1 foi preservado no Washington no National Air and Space Museum (DC); o F/A-18C 163435/4 preservado no museu Frontiers of Flight no campo Dallas-Love (TX) e F/A-18C 163485/4 no Yankee Air Museum em Willow Run (MI); F/A-18C 163768/4 no Pearl Harbour Museum (HI) e o F/A-18C 163478/4 no CNAF (FL).
@CAS