A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UAEAF) organizará o grande exercício anual multinacional Desert Flag, que será realizado entre 03 e 27 de março próximo, na Base Aérea de Al-Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos.
A edição deste ano, Desert Flag-VI, reunirá além da UAEAF, a USAF, a Armée de l´Air et l´Espace (AAE), a Real Força Aérea da Arábia Saudita (RSAF), a Força Aérea da República da Coréia do Sul (RoKAF), a Força Aérea Real do Bahrein (RBAD) e, pela primeira vez, a Força Aérea Indiana (IAF).
Estreante no Desert Flag, a IAF participará do exercício com seis Sukhoi Su-30 MKI, dois Boeing C-17 Loadmaster III e um avião-tanque Ilyushin IL-78, que realizará o reabastecimento em voo (REVO) dos Su-30 MKI durante os ferry flight direto entre a Índia e Al-Dhafra.
O objetivo do exercício é o envolvimento das forças aéreas participantes em um cenário operacional de combates aéreos simulados em ambiente controlado. Desta forma, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas capacidades táticas, estratégicas e operacionais, ao mesmo tempo que oferecem a oportunidade de intercâmbio mútuo das melhores práticas entre as unidades engajadas. A interação entre as nações participantes, em um ambiente de guerra dinâmico e realista, também contribuirá para fortalecer as suas relações internacionais.
@FFO