Em 26 de fevereiro, a U.S. Navy (USN) divulgou que um CMV-22B Osprey do Fleet Logistics Multi-Mission Squadron (VRM) 30 “Titans”, da Carrier Air Wing (CVW) 2, realizou o transporte de um motor F135 de F-35C Fightning II de uma instalação em terra para o USS Carl Vinson (CVN 70), em algum ponto do Oceano Pacífico.
Esta foi a primeira missão operacional deste tipo, realizada por um titlrotor da USN. Em novembro de 2020 do ano passado, o VRM-30, a CVW-2 e o CVN-70 conduziram os primeiros testes de pousos, decolagens e reabastecimento realizadas por um Osprey CMV-22B da Marinha.
O CMV-22B é a versão da USN do Osprey, uma aeronave do tipo tiltrotor de decolagem e pouso vertical (VTOL), usada para o transporte de passageiros e cargas para os porta-aviões dos EUA. A capacidade de transportar um motor F135 do Lightining II no seu compartimento interno, faz do CMV-22B ideal para operações de transporte logístico em apoio à frota de F-35C em operações embarcadas. Futuramente os Osprey deverão substituir os clássicos C-2 Greyhound nas missões Carrier Onboard Delivery (COD).
O CVW-2 está atualmente embarcado a bordo da USS Carl Vinson, sob o comando do Carrier Strike Group (CSG) 1.
“O CMV-22B é um ótimo complemento para a Air Wing de um porta-aviões. O Osprey é uma plataforma logística robusta que não só suporta o F-35C, mas também oferece maior alcance e capacidade de transporte logístico para a Air wing. Sua adição à nossa equipe garante que o CVW-2 permaneça pronto para funcionar conforme anunciado durante a implantação”, disse o Capitão Matt Thrasher, Comandante do CVW-2.
O CVW-2 atualmente está conduzindo a introdução e integração da próxima geração de aeronaves e recursos como o primeiro Carrier Air Wing da US Navy a ser implantado com o F-35C Lightning II, o E-2D Hawkeye e o CMV-22B Osprey. A futura Carrier Air Wing da USN será mais letal e mais capacitada reunindo tecnologias de quarta e quinta geração, baseada em maior comando, controle e ataque eletrônico aerotransportado, sustentados por plataformas de suporte logístico altamente confiáveis.
“Com a adição da mais nova aeronave de quinta geração, a Marinha entregou a asa aérea mais capaz, letal e pronta do mundo para nosso grupo de ataque. Oferecendo o equilíbrio certo de presença e poder, incluindo a supremacia do poder aéreo, os grupos de ataque continuam a ser um dos principais recursos de plantão de nossa nação em tempos de necessidade. Ao manter um grupo de ataque letal e pronto, tripulado pelos marinheiros mais habilidosos do mundo e equipado com o melhor equipamento, a aeronave de quinta geração ajudará os Estados Unidos a manter nossa vantagem no mar e a proteger nossa nação por muitos anos”, disse o Contra-Almirante Timothy J. Kott, Comandante do CSG-1.
Operando o F-35C e o CMV-22B, o CVN-70 é o primeiro porta-aviões capaz de suportar aeronaves de quinta geração. Com as recentes modificações, nenhum outro sistema de armas tem a capacidade de resposta, resistência, poder multidimensional, consciência do campo de batalha inerente ou capacidades de comando e controle do que o USS Carl Vinson e o CVW-2.
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