A Boeing Austrália e a Força Aérea Real Australiana (RAAF) anunciaram em 01 de março, o primeiro voo da aeronave não tripulada (UAV), Loyal Wingman. O voo ocorreu com sucesso, e foi supervisionado por um piloto de testes da Boeing, que monitorou toda a operação à partir de uma estação de controle de solo, em Woomera Range Complex. O Loyal Wingman é a primeira aeronave militar projetada e fabricada na Austrália em mais de 50 anos.
“O primeiro voo do Loyal Wingman é um passo importante neste projeto significativo de longo prazo para a Força Aérea e a Boeing Austrália, e estamos entusiasmados por fazer parte desse teste bem-sucedido. O projeto Loyal Wingman é um pioneiro na integração de sistemas autônomos e inteligência artificial para criar equipes homem-máquina inteligentes. Por meio desse projeto, estamos aprendendo como integrar essas novas capacidades para complementar e estender o combate aéreo e outras missões”, disse a Vice-Marechal da RAAF Cath Roberts, Chefe da Capacidade da RAAF.
Após uma série de testes de táxi para avaliar o desempenho, controle e interface do piloto, a aeronave decolou com sucesso para cumprir uma rota pré-definida, alterando velocidades e altitudes, com objetivo de avaliar a funcionalidade de voo e demonstrar o desempenho do Airpower Teaming System.
“A Boeing e a Austrália são pioneiras em operações de combate totalmente integradas por aeronaves tripuladas ou não. Estamos honrados em abrir este novo capítulo do futuro da aviação com a Real Força Aérea Australiana e estamos ansiosos para mostrar para todos as capacidades do Loyal Wingman”, disse Leanne Caret, Presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security.
Com o apoio de mais de 35 parceiros da indústria australiana, e aproveitando os processos inovadores da Boeing, incluindo técnicas de engenharia baseadas em modelos virtuais, a equipe foi capaz de fabricar a nova aeronave deste o projeto inicial ao primeiro voo em três anos. Outros protótipos Loyal Wingman estão atualmente em produção, para a realização de voos de testes conjuntos, programados para o final deste ano.
O Boeing Loyal Wingman, é um drone de combate furtivo monomotor, com 11,5 metros de comprimento, 7,3 metros de envergadura, e capaz de voar mais de 2.000 milhas náuticas. Será equipado com sensores para apoiar missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e guerra eletrônica. Voará de forma independente, controlado por inteligência artificial, com mínima interferência de um piloto controlando a aeronave. A RAAF planeja comprar algumas unidades para operar em conjunto com as suas aeronaves E-7 Wedgetail, EA-18G Growler, F/A-18E/F Super Hornet e P-8 Poseidon.