A Korean Aerospace Industries (KAI) se prepara para fazer o roll out do primeiro protótipo da sua nova aeronave de combate KF-X (Korean Fighter eXperimental), no final do próximo mês de abril. Um total de seis protótipos estão na linha de montagem em estágios finais de produção, nas instalações da empresa em Sacheon, província de Gyeongsang. Os voos de teste estão previstos para o próximo ano.
Os executivos e funcionários da KAI expressam as suas expectativas de que o KF-X não só ajudaria a acelerar a indústria doméstica de componentes aeronáuticos, mas também traria um efeito econômico considerável, criando empregos para cerca de 110.000 pessoas durante todo o período de desenvolvimento planejado até 2028. Desde que o KAI embarcou Projeto de desenvolvimento do KF-X, em 2016, após ganhar o contrato do governo, o projeto criou mais de 10 mil empregos.
As autoridades sul-coreanas tem a expectativa de que o KF-X irá competir no mercado global com caças de quinta geração, como os F-35 e F-22 da gigante aeroespacial americana Lockheed Martin, tendo como base competitiva o seu valor e a tecnologia embarcada. De acordo com o fabricante, o KF-X é um avião de 4,5 geração, cujo hardware e plataforma básicos poderiam ser usados para posterior desenvolvimento e conversão para quinta geração, com tecnologias furtivas aprimoradas.
“Como o KF-X foi equipado com hardware para se tornar um caça stealth, estamos atualmente explorando maneiras de aplicar essas tecnologias ao jato, embora ainda tenhamos que especificar detalhes para novos desenvolvimentos, pois os militares ainda não apresentaram as suas necessidades, o que será feito após os estágios Block I e Block II do projeto KF-X”, disse Jung Kwang-sun, Diretor-Geral do Programa KAI KF-X sob a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) em 24 de fevereiro.
O projeto KF-X é um projeto de desenvolvimento evolutivo, que se divide em duas fases. A primeira fase, ou Block I, trata do desenvolvimento do sistema básico da aeronave de 2016 à 2026. A segunda fase, ou Block II, será realizado de 2026 à 2028, e se trata da implementação de novos sistemas e armamentos.
O desenvolvimento do KF-X foi realizado tendo como base a indústria doméstica, incluindo radar eletrônico AESA, equipamento infravermelho de busca e vigilância (IRST), dispositivos de rastreamento de alvos eletro-óptico (EO TGP) e suíte de guerra eletrônica (EW), entre outros.
O KAI KF-X será equipado com dois motores GE Aviation F414, com velocidade máxima de Mach 1,81 e autonomia de 2.900 quilômetros. Levará uma carga útil de 7.700 quilos, em 10 cabides subalares, que comportarão armamentos ou tanques externos de combustível. Poderá ser armado como uma série mísseis ar-ar de última geração.
Segundo a DAPA, em 2032, a Força Aérea da República da Coréia (RoKAF) deverá ter uma linha de voo com composta por 120 unidades do novo caça da KAI.