O US Navy Commander, Airborne Command & Control and Logistics Wing, baseado na Estação Naval (NAS) de Norfolk/Chambers Field, Virgínia, mudará temporariamente para NAS Oceana, durante o processo de recapeamento da pista do aeródromo Chambers Field (KNGU).
Iniciado em 1º de março, o projeto de US $ 16,9 milhões inclui a renovação do pavimento da pista, substituição do sistema elétrica e iluminação, modernização dos auxílios à navegação e atualização da sinalização, e deverá estar concluído até 30 de junho próximo.
Obviamente, as operações das aeronaves de asas fixas estarão suspensas durante os trabalhos na pista, com isso todos os esquadrões Grumman E-2C Hawkeye, E-2D Advanced Hawkeye e C-2 Greyhound, baseados em Norfolk, foram transferidos para a vizinha NAS Oceana. Não foram afetados os esquadrões de helicópteros baseados em Norfolk.
As operações de passageiros e de carga do Air Mobility Command, que normalmente passam por Norfolk, serão temporariamente transferidos para o Aeroporto Internacional de Baltimore-Washington, Maryland (BWI/KBWI) e para a Base Aérea Conjunta de Charleston, Carolina do Sul (CHS/KCHS).
O último recapeamento da pista da NAS Norfolk foi em 2005, e desde então a US Navy registrou aproximadamente 44.000 pousos e decolagens e pousos por ano, tornando-a uma das pistas militares mais movimentadas da Costa Leste.
Os Esquadrões abaixo foram transferidos temporariamente para a NAS Oceana:
VAW-120 “Greyhawks” (AD-xxx) C-2A NP, E-2C + (E-2NP), E-2C-II (E-2C 2000-NP), E-2D
VAW-121 “Bluetails” (AG-60x) E-2D
VAW- 123 “Screwtops” (AC-60x) E-2C+ atualmente implantado a bordo do USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69)
VAW-124 “Bear Aces” (AJ-60x) E-2C+
VAW-126 “Seahawks” (AB-60x) E-2D
VRC-40 “Rawhides” (JK-xx) C-2A
@FFO