Um Mirage F1B da empresa privada Airborne Tactical Advantage Company (ATAC), sofreu um incidente na Base Aérea de Tyndall, Flórida, na manhã da quinta-feira (25/02). A aeronave teria ultrapassado os limites da pista durante o pouso, onde um dos tripulantes acabou ejetando e o outro permaneceu na aeronave. Ambos sofreram apenas ferimentos leves. A informação foi divulgada por um comunicado oficial da ATAC, sem muitos detalhes.
Informações não oficiais, afirmam que o Mirage teve uma pane no trem de pouso e teria pousado de barriga, em uma área adjacente à linha de voo. Spotters americanos, observaram através de softwares de rastreamento de voo online, que o F1B da ATAC, matrícula N601AX, decolou de Tyndall AFB e seguiu para em direção ao mar, onde permaneceu em holding por longo tempo, antes de retornar para a base. Isso é uma indicação de que a tripulação queimou combustível antes de prosseguir para o pouso, teoricamente com os trens recolhidos.
O Coronel Gregory Moseley, Comandante da 325th Fighter Wing da USAF, de Tyndall AFB, comentou sobre o incidente nas suas redes sociais:
“Nossos pensamentos e orações estão com os pilotos e suas famílias. Aproximadamente às 11h25 desta manhã, uma aeronave Mirage F1B contratada pela Airborne Tactical Advantage Company (ATAC) caiu no final da linha de voo da Base Aérea de Tyndall. Os primeiros socorros foram enviados ao local imediatamente e os dois pilotos foram levados a um hospital na Cidade do Panamá, Flórida, para avaliar os ferimentos sofridos no acidente. Tyndall está trabalhando em estreita colaboração com a ATAC para garantir uma investigação completa e oportuna do incidente. Detalhes adicionais serão fornecidos assim que estiverem disponíveis.”
Em 2019, o Air Combat Command (ACC) da USAF concedeu contratos para sete empresas privadas, no valor total combinado de US $ 6,4 bilhões, para fornecer unidades agressors para treinamento dos seus pilotos de F-22 e F-35 por cinco anos. Além da ATAC, as outras empresas contratadas foram a Air USA, Blue Air Training, Coastal Defense, Draken International, Tactical Air Support (TacAir) e Top Aces.
A ATAC, do grupo Textron Airborne Solutions, é uma empresa especializada no treinamento de adversários contratados, e tem apoiado as forças armadas dos EUA nos últimos 20 anos. Para isso, possui uma frota mista de F-21 Lions (designação dos IAI Kfir C1), L-39ZA Albatros e Hawker Hunters MK-58. Em 2017 a empresa adquiriu 63 Mirage F1 aposentados da Armee de l’Air et de l’Espace da França. Os primeiros Mirages ATAC chegaram a Tyndall em dezembro do ano passado, formando um destacamento composto por seis aeronaves, cinco pilotos e 30 funcionários de manutenção.
As unidades agressor da ATAC deverão realizar mais de 1.100 surtidas em missões de treinamento para os pilotos da USAF dos esquadrões 43th Fighter Squadron, unidade de conversão de F-22 Raptor, e 58th Fighter Squadron, esquadrão de conversão de pilotos de F-35 Lightning II.
@FFO