Em 25 de fevereiro de 2021, a Schiebel recebeu o Light UAS Operator Certificate (LUC). O LUC permite à empresa auto autorizar operações, dentro do escopo definido, no espaço aéreo civil sem solicitar autorização a operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS – Unmanned Air System).
A Schiebel é a primeira empresa fabricante de UAS da Europa a receber o certificado de aprovação organizacional LUC emitido pela Austro Control, sendo destinado ao seu helicóptero CAMCOPTER S-100. Sob o novo quadro regulamentar da União Europeia (UE) para operadores civis de UAS, é possível receber um LUC através da Autoridade Nacional de Aviação local, no caso da Áustria, onde a Schiebel é sediada. O S-100 foi o primeiro UAV operado na Europa a demonstrar e atender com sucesso os requisitos para o certificação pela Austro Control. Os requisitos seguem norma da UE 2019/947 que regula os procedimentos para a operação de aeronaves não tripuladas.
Para Schiebel, essas operações incluem voos de drones, de testes, e de treinamento. O LUC, que também é válido na União Europeia e nos estados membros da EASA, é um passo importante para o Mercado de UAV. Ele abre mais oportunidades no que diz respeito a voar no espaço aéreo civil por permitir que os operadores assumam a responsabilidade por suas operações, tornando o todo processo mais eficiente e estruturado. O processo de certificação inclui uma completa revisão do sistema de segurança, conformidade e gerenciamento. Foco especial é colocado na qualificação do pessoal e no tratamento dos aspectos operacionais.
“Schiebel é uma empresa inovadora que é sempre um passo à frente. Estamos muito orgulhosos de ser a primeira organização na Europa a segure o LUC. Ser premiado com o LUC como o primeiro operador de UAS na Europa é outra marco importante na história da nossa empresa. No âmbito da homologação, agora somos capazes de autorizar missões em toda a Europa, como monitoramento de linhas de abastecimento, controle de desastres, segurança de fronteira e proteção do meio ambiente proteção”.
Hannes Hecher, CEO da Schiebel
“Parabéns ao Grupo Schiebel por receber como a primeira empresa da Europa o LUC. Este é um ótimo exemplo de inovação feita na Áustria e um salto para indústria da aviação. Isso prova que a cooperação entre a indústria e as autoridades, em particular com a certificação Austro Control, está bem estabelecida e visa apoiar a inovação e os líderes do mercado internacional“.
Magnus Brunner, Secretário de Estado da Aviação da Áustria
@CAS