A Raytheon Technologies Corp. fornecerá um sistema avançado de radares aerotransportados para as aeronaves Boeing P-8A Poseidon de patrulha marítima, vigilância e guerra anti-submarino (MPA/ASW).
O Naval Air Systems Command (NASC) de Patuxent, Maryland, anunciou recentemente a assinatura de um contrato com a unidade da Raytheon Intelligence & Space, de McKinney, Texas, no valor de US $ 74,2 milhões e duração de quatro anos. O pacote envolve o fornecimento de 23 kits da nova versão dos radares AN/APY-10 e suporte técnico, para instalação em aeronaves da U.S. Navy (USN) e de nações aliadas.
A nova versão do radar multifuncional de vigilância marítima e terrestre Raytheon AN/APY-10 é um projeto relativamente novo para o Boeing P-8A Poseidon. Quando comparado com os radares de da geração anterior AN/APS-137, o novo dispositivo tem menores dimensões e peso, além de baixo consumo de energia. Os modos disponíveis incluem apresentação das condições meteorológicas com novas cores, radar de abertura sintética (SAR), radar de abertura sintética inversa (ISAR), detecção de periscópio e navegação . No modo ISAR, o equipamento é capaz de detectar, gerar imagens e classificar alvos de superfície a longa distância e com uma grande variedade de resoluções.
Instalado sob o radome das aeronaves, o AN/APY-10 está totalmente integrado ao sistema de controle de missão do Poseidon, para controle, exibição e distribuição de dados, além de fornecer imagens de ultra-alta resolução para operações marítimas e terrestres.
@FFO