A USN anunciou na sexta-feira que concedeu à Huntington Ingalls Industries um contrato de US$ 3 bilhões para o reabastecimento nuclear e reforma do porta-aviões nuclear John C Stennis (CVN-74).
“Este esforço reabastece, revisa e moderniza o USS John C. Stennis (CVN 74) para dar suporte à segunda metade de sua vida útil de 50 anos”, afirmou o anúncio do contrato da Marinha.
O contrato não foi adquirido de forma competitiva. A HII, que foi a empreiteira do estaleiro original para o porta-aviões da classe Nimitz, é a única fonte com “o conhecimento, a experiência e as instalações necessárias para realizar este esforço de apoio ao reabastecimento e revisão do CVN-74 sem uma interrupção inaceitável de Revisão de toda a Marinha e cronograma de reparos”, informou a Marinha.
O trabalho acontecerá em Newport News e Norfolk, VA e deverá ser concluído em agosto de 2025. O USS John C Stennis foi entregue à Marinha em 1995 e é o sétimo porta-aviões da classe Nimitz a passar por reabastecimento de meia-vida e revisão complexa, de acordo com um com a divisão de construção naval HII Newport News.
“Nossas equipes passaram três anos preparando e planejando cada etapa do processo ao longo do caminho, e esperamos continuar nosso trabalho com nossos fornecedores e parceiros da Marinha em antecipação à chegada do navio em Newport News”
Todd West, Newport News.
O reabastecimento e a revisão complexa incluirão o reabastecimento dos reatores nucleares do navio e o trabalho de modernização para mais de 2.300 compartimentos e centenas de tanques e sistemas. Além disso, grandes atualizações serão feitas na planta de propulsão, na cabine de comando, catapultas, sistemas de combate e na ilha do navio.
@CAS