• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Saab ativará a primeira Torre de Controle Remota da Marinha Britânica

24 de fevereiro de 2021
Royal Navy será o quarto cliente no UK a operar as Torres de Controle Remotas da Saab (Foto: Saab).

A Saab assinou um contrato com a Royal Navy, ou Marinha Real do Reino Unido, para fornecer uma solução de Torre de Controle Digital Remota, no chamado “aeródromo satélite” da Estação Naval Culdrose, em Predannack. O anúncio foi feito pela própria Saab em seu site oficial, no dia 23 de fevereiro.

O sistema será instalado no Aeródromo Militar de Predannack (EGDO), localizado na península The Lizard, Cornualha, o ponto mais meridional da Ilha da Grã-Bretanha. Os sistemas serão entregues durante este ano de 2021.

Para fornecer os serviços, a Saab venceu uma licitação internacional aberta pela Royal Navy, que agora se tornou o quarto cliente do Reino Unido a utilizar os sistemas remotos de Torres de Controle Digitais do fabricante sueco. A tecnologia permite que todo o controle de tráfego aéreo seja realizado de um local distante, utilizando uma série câmeras instaladas no aeroporto e telas de alta resolução na sala de controle remoto, que oferecem aos operadores e controladores maior consciência situacional, por meio softwares, gráficos, rastreio automático e diversas ferramentas desenvolvidas para otimizar a segurança dos voos.

“As tecnologias líderes de gerenciamento de tráfego aéreo da Saab têm um papel benéfico a desempenhar para clientes civis e militares britânicos. A adoção de torres digitais pela Royal Navy é um exemplo de como as Forças Armadas britânicas adotam soluções inovadoras e a Saab tem o prazer de apoiar sua visão de futuro”, disse Magnus Lewis-Olsson, Presidente da Saab UK.

No ano passado, a base da RAF de Lossiemouth, o Aeroporto London City e a Cranfield University adotaram a tecnologia de Torres de Controle Remotas da Saab em seus aeródromos.

“Este é um passo importante no contínuo desenvolvimento e exploração da tecnologia de sistema remoto da Marinha Real para aprimorar a forma como os serviços de tráfego aéreo são prestados, melhorando a eficiência do controlador e fornecendo um ambiente operacional seguro para os sistemas aéreos”, disse o Cdr Mick Gladwin, da Marinha Real.

A solução de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) Digital começou a ser introduzido em 2015 na Suécia, quando o Aeroporto Örnsköldsvik se tornou o primeiro do mundo com controle totalmente remoto. No Reino Unido, o Aeroporto de Cranfield está operando o sistema Saab, e o Aeroporto London City receberá a avançada solução a partir do final deste ano.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login