A Boeing enviou no dia 20 fevereiro o primeiro de seis F-15QA (AF 17-0006) para a Scott AFB situada em Midamerica/IL, para treinamento da tripulação e conversão operacional dos pilotos da Qatar Emiri Air Force (QEAF) ou Força Aérea do Emirado do Qatar. A aeronave pousou e foi para o lado civil do aeroporto (a Scott AFB é compartilhada com um aeroporto civil) onde irá operar na ala norte em uma aérea especialmente montada para a operação. Toda a operação terá o apoio do 375th Operations Support Squadron sediado na Scott AFB.
A Scott AFB fica a leste das instalações da Boeing, situadas no Aeroporto Internacional St. Louis Lambert/MO, ou seja, do outro lado do rio Mississippi. O Aeroporto de St. Louis não é capaz de lidar com as múltiplas surtidas de aeronaves de caça necessárias para o treinamento e por isto foi solicitado o apoio da USAF.
Instrutores de voo da USAF começaram em março a treinar as primeiras tripulações da QEAF. Durante a missão de um ano, cerca de 1.027 surtidas estão planejadas. Quando a aeronave terminar sua surtida, os pilotos farão várias (até quatro) aproximações por instrumentos antes de uma aterrissagem completa. As primeiras entregas de F-15QAs para o Catar estão planejadas para este ano de 2021.
A QEAF encomendou um total de 38 F-15QA por US$ 6,2 bilhões. O F-15QA incorpora tecnologias de última geração, incluindo controles de voo fly-by-wire e um cockpit digital. Além disso, foram integrados novos sensores, radar e sistemas de guerra eletrônica, entre eles o que é descrito como o computador de missão mais rápido do mundo.
@CAS