O U.S. Army desativou em 17 de fevereiro, a frota de helicópteros de instrução Bell 206 JetRanger, designação militar TH-67 Creek. A aeronave, que formou cerca de 90% dos aviadores da Aviação do Exército, foi aposentada em uma cerimônia realizada no Cairns Army Airfield, Fort Rucker, Alabama.
“Se você é um aviador do Exército Americano, e começou sua carreira na aviação entre 1993 e 2020, as chances são muito grandes de ter voado o TH-67 Creek, porque ele foi a ferramenta básica da nossa aviação. O TH-67 passou três décadas preparando nossos aviadores na transição para o UH-1 Huey, o AH-1 Cobra, o OH-58 Kiowa e Kiowa Warrior, o UH-60 Black Hawk, o AH-64 Apache, o CH-47 Chinook e até mesmo o avião [Beechcraft] C-12 Huron”, disse o Brigadeiro General Stanley Budraitis, Vice-Comandante Geral do US Army Aviation Center of Excellence e Fort Rucker.
Como parte do cerimonial, dois TH-67, voaram escoltados por um AH-64 Apache, dois UH-60 Black Hawks e um CH-47 Chinook, decolaram para um sobrevoo de Howze Field, como saudação ao Brig. Gen. Stanley Budraitis, Subcomandante Geral do Fort Rucker, e outros Oficiais, retornando para Cairns, onde os Creeks foram recebidos com o tradicional batismo realizado pelos bombeiros do aeródromo.
O TH-67 também serviu como o principal treinador, não apenas para os militares Americanos, mas para alunos aliados do Afeganistão, Brunei, Dinamarca, Geórgia, Alemanha, Iraque, Itália, Jordânia, Kuwait, Malásia, Mauritânia, Holanda, Noruega, Paquistão, Peru, Arábia Saudita, Cingapura, Trinidad e Tobago e os Emirados Árabes Unidos.
Baseado no helicóptero monomotor Bell 206 JetRanger, o TH-67 Creek acumulou mais de 1.915.000 horas de voos de treinamento, tendo formado mais de 25.000 alunos no programa inicial de asas rotativas do US Army. Em seu momento mais ativos, a frota chegou a ser composta por 181 aeronaves.
Os TH-67 Creek foram substituídos pelos novos bimotores Airbus UH-72A Lakota, equipados com modernos aviônicos digitais. Os primeiros Lakotas chegaram em 2007, e somente em 2016 entraram no programa de treinamento no Fort Rucker. No mês de setembro do ano passado, a Airbus entregou o último UH-72A para o US Army, de um total de 463 unidades encomendadas. Em breve começará a entregar 17 novos UH-72B. Além de ser usado para treinamento de pilotos, o UH-72A também é empregado como um helicóptero de apoio de retaguarda do US Army e da Air National Guard dos EUA.
Os TH-67 remanescentes deixam o serviço militar do US Army, encerrando um capítulo de quase três décadas. As aeronaves remanescentes, serão vendidas ou repassadas para órgãos de serviços públicos.
@FFO