Entre 01 de 12 de fevereiro, uma delegação de dez militares da Tafika Malagasy, ou Força Aérea de Madagascar (MAF), visitaram o Destacamento Aéreo 181 (DA 181) das Forças Armadas na Zona Sul do Oceano Índico (FAZSOI – Forces armées de la zone sud dans l’océan Indien), no Aeroporto Roland Garros (RUN/FMEE), em Sainte Marie, Ilha de Reunião.
A MAF está em fase de reestruturação, e após rigorosas medidas de saúde por conta do Covid-19 (isolamento e testes PCR), os pilotos malgaches puderam receber instruções e conhecer o dia-a-dia dos seus colegas franceses, principalmente na gestão da disponibilidade da frota para operações diárias, através de um Destacamento de Instrução Técnica (DIT).
O Tenente-Coronel Andry, Chefe de Operações e Inteligência do Estado-Maior da Força Aérea de Madagascar, veio conhecer as ações diárias dos pilotos DA 181 para se preparar a transição e o futuro da nova Força Aérea: “vamos adaptar o que é possível ao nosso modelo militar, em particular na nossa aviação e na preparação de um ciclo operacional. Em breve receberemos uma aeronave de transporte CASA. Vir treinar com soldados da FAZSOI é muito benéfico porque é esse mesmo tipo de aeronave é a mesma usada aqui”, finalizou o Oficial.
O Capitão Nicolas, Chefe dos Serviços Técnicos do Esquadrão de Transporte 50 (ET 50), recebeu a delegação de Madagascar: “treinar os nossos camaradas malgaches é a prova do reconhecimento da Força Aérea e Espaço, e estamos orgulhosos, junto com a minha equipe, para contribuir no ressurgimento da Força Aérea de Madagascar. Eles se mostraram muito interessados se preparando para a chegada do seu primeiro CASA”.
Os 1.700 soldados destacados para a FAZSOI garantem a proteção do território nacional e lideram a cooperação regional da Ilha da Reunião e de Mayotte. As FAZSOI constituem o principal ponto de apoio do teatro Oceano Índico para lutar contra novas ameaças como a pirataria ou a imigração ilegal, garantir a vigilância das Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE) associadas a todas as ilhas da região.
Madagascar é um país insular situado na costa leste da África, com uma das menores forças aéreas do mundo. A sua estrutura está composta por três esquadrilhas – Escadrille d’Aviation Légère, Escadrille d’Hélicoptères e Escadrille de Transportna, todas reunidas na única base aérea da MAF, sediada no Aeroporto Internacional de Antananarivo/Ivato (TNR/FMMI). A pequena frota operacional estaria constituída por um CASA CN235M-10, recebido em 2019, algumas aeronaves leves como Socata MS885 Super Rallye, Cessna 206 Station, cerca de cinco ultraleves Sauper Aviation J300 Joker, além de helicópteros SA318C Alouette II e um MBB BK117-850D2 utilizado no transporte presidencial.
@FFO