No início desta semana, o Airbus A400M ZM413 do 70 Squadron da Royal Air Force (RAF) A400M transportou doses da vacina Oxford AstraZeneca para a Ilha de Ascensão – um território ultramarino do Reino Unido no sul do Oceano Atlântico.
Devido à sua localização remota e pequena população de pouco mais de 800 empreiteiros e militares, será a primeira ilha a ser totalmente vacinada contra o COVID-19.
“O papel da RAF é polivalente. A partir do momento em que as vacinas chegam ao portão de entrada da RAF Brize Norton, entramos em ação. A RAF está bem posicionada para entregar e gerenciar a entrega desta vacina, e estamos extremamente orgulhosos de fazer parte do fornecimento desse apoio aos nossos Territórios Ultramarinos.”
Comandante Lee Roberts – Oficial do 70 Sqn
Ao partir da RAF Brize Norton, a vacina deve ficar sem refrigeração por no máximo 72 horas, antes de entrar no refrigerador na Ilha de Ascensão novamente e deve ser armazenada entre 2 e -8 ° C. Após uma rápida parada para reabastecimento na rota, a tripulação entregou a preciosa carga em mãos seguras ao pessoal da da RAF em terra, que mais tarde, foram entregues ao Governo da Ilha de Ascensão para iniciar a distribuição.
“Essa entrega foi extremamente importante porque o RAF pode chegar a locais remotos que as aeronaves comerciais não necessariamente podem acessar. Lugares como a Ilha de Ascensão são notoriamente difíceis de chegar, a RAF preenche a lacuna e tenta ajudar onde podemos”.
Oficial voador George Cox
Oficial de carga, RAF Brize Norton
@CAS