Na tarde de quarta-feira (17/02), cerca de 300 habitates da aldeia de Castellet, ao norte de Manosque, em Alpes de Haute Provence, repentinamente ficaram sem energia elétrica. O motivo foi a colisão de um caça Rafale, da Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), ou Força Aérea e Espacial Francesa, contra linhas transmissão de alta tensão, localizados a uma altura de aproximadamente 80 metros.
O elemento de Dassault Rafale, operados pela 4e Escadre de Chasse (EC-4), com sede na Base Aérienne 113 (BA113) de Saint Dizier/Robinson (LFSI), estavam realizando uma missão de NBA (Navegação à Baixa Altura). Durante o voo, uma das aeronaves cortou três cabos de alta tensão, da linha de transmissão que leva energia para Castellet. O impacto causou um foco de incêndio na vegetação no local, rapidamente extinto pelo corpo de bombeiros local.
Os dois Rafales haviam decolado da Base Aérea Orange/Caritat 115 (BA115), em Vaucluse (LFMO), para onde retornaram em segurança. Após o pouso foram observados os sérios danos sofridos pela aeronave envolvida na colisão. Ninguém ficou ferido no incidente, que deixou a estrada de acesso a Castellet fechada, e a aldeia sem energia elétrica por três horas. A AAE informou que foi iniciado um processo interno para investigar os motivos do incidente.
@FFO