O Coronel e Engenheiro Aeronáutico Ozires Silva, recebeu a Medalha Daniel Guggenheim 2020 por inspirar a formação dos engenheiros e cientistas aeroespaciais de hoje e por suas influentes contribuições nos campos de combustão e propulsão. A entrega do merecido e prestigioso prêmio será realizada pela Força Aérea Brasileira e está prevista para março de 2021.
A Medalha Daniel Guggenheim foi criada em 1929 para homenagear a todos aqueles que fizeram notáveis inovações e realizações no avanço da aeronáutica. O primeiro ganhador foi Orville Wright – um dos famosos Irmãos Wright, que junto com Wilbur projetou e realizou o primeiro voo motorizado do Wright Flyer I, em 17 de Dezembro de 1903. Orville Wright foi quem pilotou o Flyer no voo inaugural.
A medalha é patrocinada conjuntamente pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA – American Institute of Aeronautics and Astronautics), Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME – American Society of Mechanical Engineers), SAE International (originalmente a Sociedade de Engenheiros Automotivos) e a Vertical Flight Society (originalmente American Helicopter Society).
Os destinatários anteriores da Medalha Guggenheim são alguns dos maiores nomes do setor aeroespacial, incluindo Walter Vincenti, Holt Ashley, Lawrence Bell, William Boeing, James Doolittle, Donald Douglas, Charles Stark Draper, Hugh Dryden, Robert Goddard, Jerome Hunsaker, Theodore von Kármán , Charles Lindbergh, Glenn Martin, Frank Robinson, Burt Rutan e Igor Sikorsky, entre muitos outros.
“Este distinto reconhecimento a Ozires Silva reflete suas contribuições inovadoras e excepcionais para a aviação. Sua paixão, coragem e liderança abriram caminho para que a Embraer se expandisse de maneiras que poucos imaginavam, transformando a aviação regional e levando nossa empresa a ser admirada globalmente. É uma honra e um grande privilégio para mim e todos os meus colegas da Embraer sermos inspirados todos os dias por sua visão pioneira e espírito inovador.”
Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
Ozires Silva nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru, SP e este ano completou 90 anos. Em 1948, ingressou na Escola de Aeronáutica, saindo Aspirante em dezembro de 1951. No ano seguinte passou a voar na Força Aérea Brasileira, tendo pilotado aeronaves CA-10 na Amazônia por quatro anos.
Mudou-se para São José dos Campos, no Estado de São Paulo, para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962. Após a graduação, chefiou o Departamento de Aeronáutica do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), vinculado ao então Centro Técnico da Aeronáutica (CTA).
Em 1965, ele viajou para os Estados Unidos para concluir um mestrado no California Institute of Technology, onde passaria um ano. Paralelamente, deu início ao projeto IPD-6504, que mais tarde se tornaria a aeronave Bandeirante. Ozires promoveu, ao lado de um grupo de visionários, a criação da Embraer em 1969, tornando-se diretor-superintendente da empresa até 1986, quando aceitou a oferta para assumir o comando da Petrobras.
Após dois anos como Ministro de Infraestrutura e Comunicações do presidente Fernando Collor, Silva voltou para a Embraer em 1992 e presidiu a empresa até sua privatização em dezembro de 1994. Silva tornou-se presidente da companhia aérea Varig em 2000, permanecendo no cargo por dois anos.
Em 2003, criou a Pele Nova Biotecnologia, cuja missão era voltada para o desenvolvimento de inovações terapêuticas e dermo-cosméticas a partir da biodiversidade brasileira. Nas últimas décadas, se tornou uma voz ativa a favor da educação, escrevendo diversos livros e artigos sobre o assunto.
O AIAA é a maior sociedade técnica aeroespacial do mundo. Com cerca de 30.000 membros de 91 países e 100 membros corporativos. A AIAA reúne indústria, escolas e governo para o avanço da engenharia e da ciência na aviação, espaço e defesa.
A ASME ajuda a comunidade global de engenharia a desenvolver soluções para os desafios do mundo real. Fundada em 1880 como a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, a ASME é uma organização profissional sem fins lucrativos que permite a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades em todas as disciplinas da engenharia, ao mesmo tempo que promove o papel vital do engenheiro na sociedade.
A SAE International é uma associação global comprometida em ser a melhor fonte de conhecimento para a profissão de engenheiro. Reunir mais de 127.000 engenheiros e especialistas técnicos, impulsionado o conhecimento e a experiência em um amplo espectro de indústrias. A
Já a Vertical Flight Society, fundada como American Helicopter Society em 1943, promove e apoia a tecnologia global de voo vertical e o desenvolvimento profissional. Por 75 anos, a Sociedade forneceu liderança para o avanço do voo vertical.
@CAS