A Israel Aerospace Industries (IAI) apresentou neste mês de fevereiro o WASP, um sistema de vigilância de nova geração que fornece de dia e a noite, consciência situacional ao operador, em imagens de alta resolução de alvos em movimento em uma ampla área de interesse.
Utilizando sensores EO e IV de última geração, algoritmos de IA (inteligência artificial) e mecanismos de regras adaptáveis, o sistema captura imagens de grandes áreas com alta sendo capaz de rastrear, identificar e alertar o operador do sistema sobre alvos em movimento correlacionados aos requisitos e objetivos da missão. Compacto, leve e com baixo consumo de energia, o WASP atende a uma ampla gama de plataformas aéreas como Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARPs) táticos, drones, aeronaves de asas fixas e rotativas ou balões de vigilância ancorados.
A área de cobertura e a resolução do WASP mudam de acordo com sua plataforma e altitude operacional. Montado em um SARP tático como o BirdEye 650D, o WASP cobre dois quilômetros quadrados ideal para detectar todos os tipos de alvos em movimento. Quando montado em um SARP de grande autonomia e altitude média, como o Heron I, a área de cobertura se expande para mais de 15 quilômetros quadrados para detectar, sobretudo, objetos do tamanho de veículos e afins.
“O desenvolvimento do WASP exemplifica a nova estratégia da IAI para o desenvolvimento de sistemas de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), recursos de inteligência e de fusão de informações. Ao fornecer uma imagem de inteligência altamente detalhada em uma área ampla, o WASP fornece excelente consciência situacional em dois níveis, compreendendo informações visuais e de inteligência. Sendo um sistema compacto e leve, pode ser montado em uma variedade de plataformas para fornecer sólidos recursos de inteligência já em nível tático”.
Moshe Levy, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares da IAI.
@CAS