A TV estatal China Central Television (CCTV) divulgou imagens que mostram que o Instituto de Pesquisa de Controle Automático de Voo (FACRI), da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), em Xi’an. A reportagem apresentou um simulador de voo desenvolvido pelo Instituto para o treinamento de tripulantes da nova aeronave anfíbia chinesa AVIC AG600 Kunlong.
Em uma reportagem publicada em meados de fevereiro, a CCTV 13 mostrou imagens do novo simulador em testes, sem divulgar detalhes e nem mesmo o local onde o equipamento está instalado.
O AG600 Kunlong está em fase de desenvolvimento pela AVIC, que recentemente anunciou a construção de um terceiro protótipo até o final deste ano. O primeiro voo da aeronave aconteceu em dezembro de 2017, decolando do Aeroporto de Zhuhai, sul da Província de Guangdong. Em 20 de outubro de 2018, o AG600 realizou a primeira decolagem da água, a partir de um reservatório próximo ao Aeroporto de Zhanghe, na Província de Hubei central. O mais recente marco alcançado pelo projeto AG600, foi a primeira decolagem marítima, realizada em 26 de julho de 2020, em uma área delimitada no Mar Amarelo, região da cidade de Qingdao.
“Estamos nos empenhando para obter a certificação de aeronavegabilidade das autoridades da aviação civil até 2021 e entregar a aeronave aos clientes até 2022”, disse o Projetista-Chefe do Programa AG600, Huang Lingcai, em maio de 2018.
O AVIC AG600 Kunlong tem um comprimento de 37 metros, uma envergadura de 38,8 metros, alcance relatado de até 4.500 km, e capacidade de captar até 12 toneladas de água em 20 segundos na configuração para combate a incêndios. A agência de notícias estatal Xinhua, informou que a aeronave terá potencial para transportar até 50 pessoas.
A AVIC planeja obter a certificação de aeronavegabilidade do AG600 ainda neste ano, e iniciar a entrega das primeiras para os clientes até 2022. Não foram divulgados quais são os clientes do novo hidroavião chinês
@FFO