A OTAN anunciou que as suas aeronaves pilotadas remotamente (ARP) Northrop Grumman RQ-4D Global Hawk “Phoenix”, do Sistema AGS (OTAN Alliance Ground Surveillance), atingiram a sua capacidade operacional (IOC). O anúncio foi feito pelo Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa, General Tod Wolters, em uma entrevista coletiva em Bruxelas, no dia 03 de fevereiro.
O sistema AGS proporcionará aos 30 membros da OTAN, uma capacidade de Vigilância, Reconhecimento e Inteligência sem precedentes. Os Global Hawk atuarão em extensas áreas, em missões de longa duração à grande altitude, operando sob qualquer condição climática durante o dia ou noite. Usando sensores e radares avançados, esses sistemas poderão detectar e rastrear continuamente alvos em movimento, fornecendo imagens de radar de áreas de interesse e objetos estacionários.
A unidade AGS da OTAN está sediada na Base Aérea de Sigonella (NSY/LICZ), na Ilha da Sicília, sul da Itália, de os militares do Comando Aéreo Aliado operam os cinco RQ-4D Global Hawks Block 40, que compõe a frota da Aliança. As matrículas das aeronaves são: MM AV-SA-0014 Phoenix 1, MM AV-SA-0015 Phoenix 2, MM AV-SA-0016 Phoenix 3, MM AV-SA-0017 Phoenix 4 e MM AV-SA-0018 Phoenix 5.
As aeronaves irão realizar missões principalmente sobre países membros da OTAN ou em espaço aéreo internacional. Em 4 de junho de 2020, a OTAN realizou seu primeiro voo de treinamento e familiarização com uma aeronave RQ-4D Phoenix, e desde então, várias surtidas ocorreram, resultando na coleta bem-sucedida de dados de vigilância aérea que comprovam a capacidade do Global Hawk.