US Navy através do Fleet Readiness Center Southeast (FRCSE) anunciou em 11 de fevereiro que concluiu a primeira Aircraft Condition Inspection (ACI) ou inspeção de condições da aeronave em um Beechcraft T-6A Texan II da USAF. A aeronave em questão era o T-6A Texan II, USAF 03-6201 (c/n PT-252) do 434th Flying Training Squadron, 47th Flying Training Wing da Laughlin AFB -Texas.
Localizado na Naval Air Station (NAS) Jacksonville, na Flórida, o FRCSE recebeu a primeira aeronave de treinamento turboélice T-6A da USAF em 26 de agosto de 2020 e a devolveu ao serviço em 29 de janeiro de 2021. No que foi uma estreia histórica, o FRCSE completou seu primeiro processo de ACI de um Texan II da USAF em cinco meses.
A Marinha dos EUA afirma que o ACI “visa a integridade estrutural da fuselagem e substitui ou repara áreas e componentes danificados”. Acrescentou que a inspeção exigiu especialistas de vários ramos industriais, incluindo mecânicos de chapas metálicas, eletricistas, mecânicos, controladores de produção, especialistas em garantia de qualidade e examinadores de aeronaves, entre outros.
“A linha de produção de treinadores representa apenas cerca de 60% da mão de obra de toque, o que destaca a incrível colaboração que acontece em toda a instalação, incluindo processos, componentes, fabricação, teste de voo e [ a] linha de produção de treinadores. Cada T-6 que voa para fora do FRCSE é verdadeiramente um esforço de equipe, e é preciso que todos puxem a corda juntos para que isso aconteça”.
Clint Batten, líder da linha de produção de treinadores da FRCSE
O FRCSE atualmente possui quatro T-6As da USAF todos passando pelo mesmo processo ACI. Espera receber mais sete até o final do ano fiscal de 2021 (AF21). O cronograma para o FY22 ainda não foi determinado.
@CAS