O esquadrão de demonstração aérea da USAF, os Thunderbirds, participaram da abertura da temporada da NASCAR 2021, no domingo (14/02). A esquadrilha composta por seis F-16CM-52-CF Fighting Falcons, realizou sobrevoo do autódromo de Daytona International Speedway, na Flórida, ao final da execução do hino nacional, na 63ª edição da corrida Daytona 500, chamada “Great American Race”.
Na quinta-feira (11/02), dois pilotos da NASCAR voaram com os Thunderbirds. Os sortudos foram Chase Briscoe, da equipe Stewart-Haas Racing, que pilota o Ford Mustang número 14, e Ross Chastain, do Chevrolet Camaro ZL1 número 42, pertencente à equipe Chip Ganassi Racing. Ross é conhecido como “Melon Man”, por ser filho de produtores de melancia, o que rende brincadeiras, como ter quebrado a fruta ao final do voo com os Thunderbirds. Briscoe terminou a Daytona 500 em 19°, enquanto Ross “Melon Man”, chegou no sétima sétima posição.
O sobrevoo da edição 2021 da Dayton 500, marcou o 11º ano consecutivo em que os Thunderbirds realizam o flyover na sua tradicional formação “delta” sobre o autódromo ao final do hino nacional.
“Estamos honrados por ter os Thunderbirds da Força Aérea dos EUA continuando a fazer parte das cerimônias tradicionais antes da corrida Daytona 500”, disse o presidente do Daytona International Speedway, Chip Wile.
“Estamos entusiasmados por sobrevoar o Daytona 500 novamente este ano. Este evento incrível deu início à nossa temporada de demonstração nos últimos 10 anos, e somos gratos pela parceria entre o Speedway e a USAF”, disse o Tenente-Coronel John Caldwell, Comandante e Líder dos Thunderbirds.
Criado em 1953, atualmente os Thunderbirds voam com F-16CM-52-CF Fighting Falcons, e os seus quadros estão composto por 12 pilotos e mais de 120 militares que atuam no Esquadrão em cerca de 30 especialidades diferentes.
@FFO