Dois novos protótipos da versão modernizada do helicóptero de combate Kamov Ka-52M ‘Alligator’, se uniram à segunda fase da campanha de testes, informou a estatal Russian Helicopters, nesta quarta-feira (10/02). De acordo com o cronograma de desenvolvimento da empresa, o Ka-52M deverá iniciar os testes conjuntos com as forças armadas russas em dezembro deste ano. Essas avaliações em campo deverão ser concluídas em setembro de 2022, quando será possível iniciar as entregas dos primeiros exemplares de série.
“Estão em andamento os voos de testes e avaliações no Centro Nacional de Helicópteros Mil e Kamov, com previsão que sejam encerradas até 2022. Cumprimos este prazo e, considerando a duração do ciclo de produção, estamos prontos para começar a montar os helicópteros Ka-52M de série a partir de agora, para garantir as primeiras entregas de aeronaves produzidas em série no próximo ano”, disse em comunicado o Diretor Administrativo da Progress Arsenyev Aviation Company, Yuri Denisenkov.
O projeto de atualização dos helicópteros Ka-52 levou em consideração as experiências acumuladas em operações de combate na Síria. O Ka-52M terá características aprimoradas e capacidades de combate expandidas, além de receber novo projeto de sistema elétrico.
As pás do rotor principal do Ka-52M são equipadas com um elemento de aquecimento mais potente, o que permitirá operações em ampla faixa de temperaturas, incluindo as condições do Ártico. O helicóptero está equipado com trens de pouso reforçados para maior capacidade de carga e resistência ao desgaste, além de equipamentos de proteção luminosa baseados em LED.
O novo “Alligator” será equipado com um radar de varredura eletrônico ativo (AESA), e um sistema óptico-eletrônico com um maior alcance de detecção e reconhecimento de alvos, além de um novo sistema digital que melhora a precisão da mira do canhão. O Ka-52M pode transportar até 12 mísseis antitanque, dois foguetes B8V-20, foguetes S-8 de 80 mm, além de um canhão de disparo rápido 2A42 “Shipunov” de 30 mm.
@FFO