Um helicóptero Agusta Bell 206 das Forças de Defesa do Povo de Uganda (UPDF), matrícula AF-317 (c/n 8492), caiu nesta quinta-feira (11/02), próximo à Praia de Lido, Entebbe, causando a morte da instrutora, a Capitã Caroline Busingye e ferindo gravemente o Cadete-piloto outro tripulante.
Um porta-voz da UPDF disse via redes sociais que o helicóptero havia decolado da Base Aérea de Entebbe (HUEN), em voo de instrução de rotina, e caiu imediatamente após decolagem, próximo aos prédio da Base Aérea da Força Aérea.
Em 2007 a Capitã Busingye, ingressou como Cadete na UPDF, e em 2016 foi enviada para os Estados Unidos para realizar o curso de Comandante de Esquadrão, ministrado na Base Aérea Maxwell-Gunter da USAF, Alabama. Ela estava em busca do objetivo de comandar o Esquadrão Agusta Bell da UPDF, se tornando a primeira mulher Comandante de Ala Aérea em Uganda, e de toda a região da África Oriental.
Na semana passada, em 05 de fevereiro, quatro militares das UPDF ficaram feridos em um acidente com um helicóptero na Somália. A aeronave, cujo modelo não foi divulgado, estava à serviço da Unidade de Aviação (UA) da African Union Mission in Somalia (AMISOM), das Nações Unidas, e realizava missão de apoio às tropas na região de Lower Shabelle.
“Todos os quatro soldados que estavam a bordo do helicóptero foram resgatados e estão em condições médicas estáveis. Foram iniciadas investigações para determinar a causa da queda, entretanto relatórios preliminares indicam que foi devido a uma falha mecânica”, informou um comunicado oficial da UA/AMISOM.
@FFO