O bimotor EC-27J JEDI (Jamming and Electronic Defense Instrumentation), da Aeronautica Militare Italiana (AMI), é uma aeronave pouco conhecida que voa em missões de Suporte e Proteção Eletrônica em apoio à Força-Tarefa Conjunta da Operação Inherent Resolve (OIR), que combate o Daesh, no Iraque. O EC-27J é uma variante da aeronave de transporte militar Leonardo C-27J Spartan, fortemente modificada para realizar missões de Guerra Eletrônica (EW).
A aeronave está equipada com um sistema JEDI, acoplado a uma antena de cauda que bloqueia as bandas de frequência usadas em operações de aeronaves remotamente tripuladas (ARP). Os equipamentos embarcados no EC-27J causam interferência no controle dos drones, anulando a operação das aeronaves, em proteção às tropas em terra, atuando em zonas de conflito.
A AMI converteu pelo menos dois C-27J Spartan para a versão de JEDI EW, designada oficialmente como YEC-27J, pelo MOD Mission Design Series Italiano. As aeronaves, matriculadas MM62221/46-85 e MM62224/46-89, foram implantadas na “Prima Parthica”, como é chamado o contingente italiano que combate o Daesh na OIR, estabelecido no Iraque em 2014.
O sistema JEDI foi desenvolvido pelo ReSTOGE (Reparto Supporto Técnico Operativo Guerra Elettronica – Departamento de Apoio Técnico à Guerra Eletrônica), sediado na Base aérea de Pratica di Mare, região sudoeste de Roma. Esta unidade é responsável por compilar, atualizar e gerenciar as bibliotecas EW e de autoproteção de todas as aeronaves da AMI. O pacote JEDI pode ser instalado em contêineres padrão OTAN, para reconfigurar rapidamente a capacidade por meio de um procedimento conhecido como “roll-on and roll off”.
A partir da Base Aérea em Erbil (EBL/ORER), os JEDI operam como parte do Grupo de Trabalho “Albatros”, uma equipe formada por militares do ReSTOGE e da 46 Brigada Aérea, que reúne a frota de C-27J e C-130J da AMI na Base Aérea de Pisa.
Recentemente os EC-27J JEDI completaram 5.000 horas de voo, equivalente a 210 dias de cobertura ininterrupta na OIR, desde agosto de 2016. O italiano EC-27J, é a única aeronave não americana que realiza missões de Suporte e Proteção Eletrônica na Operação Inherent Resolve, lutando no espectro eletromagnético contra os terroristas do Daesh.
@FFO