A Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística (ATLA) do Ministério da Defesa do Japão (MoD), concedeu à Kawasaki Heavy Industries (KHI) um contrato de US $143,1 milhões, com o objetivo de desenvolver uma aeronave para operações de Guerra Eletrônica (EW) com alta capacidade de atuação.
Segundo o portal Janes, o contrato do MoD, assinado em dezembro do ano passado, se refere ao novo projeto como “stand-off electronic warfare aircraft”. Sem muitos detalhes divulgados, especula-se que a nova aeronave seria capaz de interferir e bloquear os sinais de radar e de rádio inimigos (jamming). A futura aeronave será equipada com sistemas de inteligência de sinais e de ataque eletrônico, para atuar em missões de apoio às operações da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF).
O novo projeto da JASDF, deverá ser desenvolvido em duas fases, sendo o primeiro estágio, construção de dois protótipos, que passarão por testes até o final do ano fiscal (FY) de 2026, e o segundo estágio, outros dois protótipos serão construídos pela KHI e passarão por testes que serão concluídos até o final do FY 2032.
A ATLA estima que o primeiro estágio de desenvolvimento custará cerca de US $444 milhões, e o valor final de uma única aeronave produzida em série ficará em torno de US $460 milhões.
@FFO