A Russian Helicopters apresentou na feira aerospacial Aero India 2021, o protótipo do helicóptero Kamov Ka-226T, desenvolvido para a substituir a atual frota de Cheetah e Chetak do Exército e da Força Aérea Indiana. O acordo entre Nova Delhi e Moscou, prevê a construção de 200 unidades, sendo as primeiras 60 produzidas na Rússia, e os 140 restantes montados na Índia pela joint venture Indo-Russian Helicopters Limited (IRHL), formada pelas empresas Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e Rosoboronexport.
Discussões sobre a transferência de tecnologia estão atrasando a assinatura definitiva do contrato autorizando a fabricação dos helicópteros na Índia. Os termos de formação da IRHL estipulam que o conteúdo produzido localmente deve ser da ordem de até 70% na última fase do programa. Conforme os executivos da HAL, as discussões sobre os detalhes do acordo estão sendo finalizados, e espera-se que o contrato seja assinado em breve.
A produção de componentes no país, ou indigenização, para a montagem dos 140 helicópteros Ka-226T na Índia, será dividida em quatro fases:
Fase 1: 35 helicópteros com 3,3% de indigenização;
Fase 2: 25 helicópteros com 15% de indigenização;
Fase 3: 30 helicópteros com 35% de indigenização ;
Fase 4: 50 helicópteros com 70% de indigenização.
Apesar dos entraves burocráticos, a unidade da Russian Helicopters de Ulan-Ude, anunciou no final de 2020 o início da fabricação das primeiras unidades indianas, cujo o voo inaugural do primeiro protótipo deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2021.
O helicóptero utilitário leve Ka-226T possui um rotor principal coaxial contrarotativo, sem rotores de cauda. Este design aumenta consideravelmente a segurança de voo e permite a operação em pequenas embarcações e áreas de pouso restritas. O helicóptero é projetado para operações em altas montanhas, sob condições climáticas quentes e sobre a superfície do mar e para missões de reconhecimento, patrulha, monitoramento e transporte. O Ka-226T indiano será equipado com motor francês Safran Arrius 2G1, terá peso máximo de decolagem de 3.6 toneladas e poderá transportar até uma tonelada de carga útil, ou seis militares equipados. O helicóptero atinge uma velocidade de cruzeiro de 220 km/h, um teto de serviço de 5.700 metros e um alcance máximo de 514 km, apenas com os tanques principais de combustível.
@FFO